Alunos da UFSCar recebem prêmio da Sociedade Brasileira de Psicologia
São Carlos
Trabalhos científicos de alunos dos cursos de graduação e doutorado em Psicologia da UFSCar foram premiados na 44ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP), realizada em Ribeirão Preto, de 21 a 24 de outubro. A SBP premia o melhor trabalho nas categorias Doutorado (Prêmio Carolina Martuscelli Bori), Mestrado (Prêmio Luiz Marecellino de Oliveira) e Iniciação Científica (Prêmio Reinier Johannes Antonious Rozestraten).
Na categoria Doutorado, a vencedora foi Talita Pereira Dias, com a tese Conceituação, avaliação e promoção de automonitoria em pré-escolares e sua relação com competência social e comportamentos-problema, orientada pela professora Zilda Aparecida Pereira Del Prette, do Departamento de Psicologia (DPsi). Na pesquisa, a autora considerou que há fortes evidências de que a promoção de habilidades sociais e de competência social é crucial para o desenvolvimento socioemocional de qualidade desde a infância. A pesquisa discutiu as contribuições teóricas, metodológicas, empíricas e práticas associadas à análise e promoção de automonitoria, especialmente em crianças pequenas. O conjunto de estudos realizados durante a pesquisa sugere viabilidade de investigações sobre automonitoria na infância, propondo indicadores, recursos e procedimentos para sua avaliação e estratégias para intervenção.
Ainda na categoria Doutorado, Josiane Rosa Campos também recebeu menção honrosa com a tese Avaliação das habilidades sociais e variáveis sociodemográficas de adolescentes com e sem indicadores de depressão, orientada por Almir Del Prette, do DPsi. De acordo com a pesquisadora, há poucos estudos empíricos que investigaram o tema depressão na adolescência e habilidades sociais, especialmente no contexto brasileiro. Assim, o objetivo do estudo foi caracterizar, comparar e predizer o repertório de habilidades sociais de adolescentes com e sem indicadores de depressão, considerando variáveis sociodemográficas como idade, sexo e status socioeconômico.
Na categoria Iniciação Científica o prêmio foi concedido a Gabriela Esteves Lopes, pelo trabalho O jogo da partilha: uma análise sobre os conceitos de generosidade e altruísmo em crianças, orientado pelos docentes Antonio Celso de Noronha Goyos e Giovana Escobal, ambos do DPsi. Em sua pesquisa, Gabriela considera que o uso de jogos econômicos que envolvem alocação de recursos, reais ou hipotéticos, tem sido uma ferramenta largamente utilizada por economistas e psicólogos como modelos experimentais para o estudo da tomada de decisão. Levando em conta esse contexto de interação social complexa, a pesquisadora analisou o conceito de generosidade e altruísmo presente em crianças, na faixa etária entre 8 a 10 anos. O estudo também levou em conta a variável gênero.
Na categoria Doutorado, a vencedora foi Talita Pereira Dias, com a tese Conceituação, avaliação e promoção de automonitoria em pré-escolares e sua relação com competência social e comportamentos-problema, orientada pela professora Zilda Aparecida Pereira Del Prette, do Departamento de Psicologia (DPsi). Na pesquisa, a autora considerou que há fortes evidências de que a promoção de habilidades sociais e de competência social é crucial para o desenvolvimento socioemocional de qualidade desde a infância. A pesquisa discutiu as contribuições teóricas, metodológicas, empíricas e práticas associadas à análise e promoção de automonitoria, especialmente em crianças pequenas. O conjunto de estudos realizados durante a pesquisa sugere viabilidade de investigações sobre automonitoria na infância, propondo indicadores, recursos e procedimentos para sua avaliação e estratégias para intervenção.
Ainda na categoria Doutorado, Josiane Rosa Campos também recebeu menção honrosa com a tese Avaliação das habilidades sociais e variáveis sociodemográficas de adolescentes com e sem indicadores de depressão, orientada por Almir Del Prette, do DPsi. De acordo com a pesquisadora, há poucos estudos empíricos que investigaram o tema depressão na adolescência e habilidades sociais, especialmente no contexto brasileiro. Assim, o objetivo do estudo foi caracterizar, comparar e predizer o repertório de habilidades sociais de adolescentes com e sem indicadores de depressão, considerando variáveis sociodemográficas como idade, sexo e status socioeconômico.
Na categoria Iniciação Científica o prêmio foi concedido a Gabriela Esteves Lopes, pelo trabalho O jogo da partilha: uma análise sobre os conceitos de generosidade e altruísmo em crianças, orientado pelos docentes Antonio Celso de Noronha Goyos e Giovana Escobal, ambos do DPsi. Em sua pesquisa, Gabriela considera que o uso de jogos econômicos que envolvem alocação de recursos, reais ou hipotéticos, tem sido uma ferramenta largamente utilizada por economistas e psicólogos como modelos experimentais para o estudo da tomada de decisão. Levando em conta esse contexto de interação social complexa, a pesquisadora analisou o conceito de generosidade e altruísmo presente em crianças, na faixa etária entre 8 a 10 anos. O estudo também levou em conta a variável gênero.
26/11/2014
13:00:00
06/12/2014
22:00:00
Denise Britto
Não
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