Seminário Práticas Inclusivas na Escolas e na Comunidade acontece no dia 1/12
São Carlos
Estabelecer uma ponte de diálogo entre a universidade e a comunidade externa, oferecendo tanto elementos de reflexão quanto experiências práticas de inclusão, como forma de promover no público a noção de que é possível pensar uma sociedade inclusiva, que respeite as diferenças. Esta é a proposta do Seminário "Práticas Inclusivas na Escolas e na Comunidade", que acontecerá dia 1° de dezembro na UFSCar. A inscrição é gratuita, com direito a certificado, e pode ser feita diretamente no site www.faace.ufscar.br até 30 de novembro ou pessoalmente no dia do evento. Podem participar professores do Ensino Básico, estudantes de graduação e pós-graduação de qualquer área de conhecimento, professores universitários, educadores especiais e demais interessados.
A programação inclui mesas-redondas, debates, peças de teatro e coffee break. O evento conta com a participação de diversos palestrantes: Raquel Guzzo, da Faculdade de Psicologia da PUC de Campinas; Maria Amélia Almeida e Rosemeire Rangni, do Departamento de Psicologia da UFSCar; Rosana Mangili, da Unicep; Denise Arantes e Tania Resende, do Centro de Apoio Pedagógico Especializado de São Paulo (CAPE/SP); Cássia Olhê, da Escola Estadual Bento Cesar de São Carlos; e Priscila Benitez, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPsi) da UFSCar. "Na programação teremos também a peça Menina de Arte, que será apresentada no Florestan Fernandes às 9 horas. A peça, inspirada no livro homônimo, é uma biografia da artista Daniela Caburro, que é cadeirante. Após a peça, os atores e diretor dialogarão com o público, com ênfase na questão da inclusão", comenta o docente do Departamento de Psicologia e coordenador do evento, João dos Santos Carmo.
O professor explica que a noção de práticas inclusivas remete tanto ao nosso comportamento individual quanto a ações coletivas em relação a lidar com as diferenças, superar barreiras e preconceitos, promover a inclusão de todo, independentemente de sua condição social, nível de instrução, origem geográfica, ter ou não deficiência etc. "Trata-se de uma reaprendizagem de vida, ou aprendizagem de formas de superação do preconceito e das barreiras atitudinais, físicas, arquitetônicas, comunicacionais e de informação. Portanto, práticas inclusivas é um termo amplo, que não se restringe apenas à questão das deficiências; visa promover um espaço de convivência que respeite as diferenças. Costumamos dizer que são as nossas diferenças que nos tornam iguais", relata o docente.
O Seminário, que faz parte do projeto de extensão "Práticas inclusivas e acessibilidades: escola e comunidade como promotoras da educação inclusiva", é promovido pela Frente de Ações em Análise do Comportamento e Educação (FAACE), com apoio do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSCar e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE). A programação começa às 8h30 e segue até às 20h30 e será no Anfiteatro Bento Prado Júnior e no Teatro Universitário Florestan Fernandes. Mais informações pelo site www.faace.ufscar.br.
A programação inclui mesas-redondas, debates, peças de teatro e coffee break. O evento conta com a participação de diversos palestrantes: Raquel Guzzo, da Faculdade de Psicologia da PUC de Campinas; Maria Amélia Almeida e Rosemeire Rangni, do Departamento de Psicologia da UFSCar; Rosana Mangili, da Unicep; Denise Arantes e Tania Resende, do Centro de Apoio Pedagógico Especializado de São Paulo (CAPE/SP); Cássia Olhê, da Escola Estadual Bento Cesar de São Carlos; e Priscila Benitez, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPsi) da UFSCar. "Na programação teremos também a peça Menina de Arte, que será apresentada no Florestan Fernandes às 9 horas. A peça, inspirada no livro homônimo, é uma biografia da artista Daniela Caburro, que é cadeirante. Após a peça, os atores e diretor dialogarão com o público, com ênfase na questão da inclusão", comenta o docente do Departamento de Psicologia e coordenador do evento, João dos Santos Carmo.
O professor explica que a noção de práticas inclusivas remete tanto ao nosso comportamento individual quanto a ações coletivas em relação a lidar com as diferenças, superar barreiras e preconceitos, promover a inclusão de todo, independentemente de sua condição social, nível de instrução, origem geográfica, ter ou não deficiência etc. "Trata-se de uma reaprendizagem de vida, ou aprendizagem de formas de superação do preconceito e das barreiras atitudinais, físicas, arquitetônicas, comunicacionais e de informação. Portanto, práticas inclusivas é um termo amplo, que não se restringe apenas à questão das deficiências; visa promover um espaço de convivência que respeite as diferenças. Costumamos dizer que são as nossas diferenças que nos tornam iguais", relata o docente.
O Seminário, que faz parte do projeto de extensão "Práticas inclusivas e acessibilidades: escola e comunidade como promotoras da educação inclusiva", é promovido pela Frente de Ações em Análise do Comportamento e Educação (FAACE), com apoio do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSCar e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE). A programação começa às 8h30 e segue até às 20h30 e será no Anfiteatro Bento Prado Júnior e no Teatro Universitário Florestan Fernandes. Mais informações pelo site www.faace.ufscar.br.
27/11/2014
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01/12/2014
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Mariana Ignatios
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