Grupo de prática de samba se apresenta na UFSCar no dia 10/12

São Carlos
No dia 10 de dezembro, às 19 horas, acontece na UFSCar apresentação do projeto “Prática de samba: o aprendizado musical em roda”, coordenado pelo professor Eduardo de Souza, do Departamento de Artes e Comunicação (DAC).

O projeto tem seu foco voltado para o desenvolvimento de atividades de ensino e prática musical, dirigidas aos servidores e alunos da UFSCar, bem como aos membros da comunidade de São Carlos, buscando integrar a formação dos licenciandos em educação musical (bolsistas) às práticas culturais, e em processos comunitários e interativos de sociabilidade e educação não formal. Além de proporcionar uma alternativa viável de acesso a atividades culturais e formativas à população, o projeto visa desenvolver estratégias de ensino e aprendizagem musical abertas à comunidade acadêmica e da cidade.

A atividade nasce da parceria entre o curso de Educação Musical e o Núcleo de Samba Cupinzeiro, associação cultural sem fins lucrativos que atua desde 2001 como núcleo musical e de pesquisa na área da cultura musical brasileira. O projeto "Prática de Samba: o aprendizado musical na roda" foi formado a partir de um Edital do Proext Cultura 2010 e permanece em atividade até hoje.

Atualmente o grupo é composto por 30 pessoas que se encontram para os ensaios coletivos as quartas-feiras, às 19 horas, no Teatro de Bolso da UFSCar. Nas terças-feiras os participantes têm atividades focadas no repertório e de instrumentos harmônicos (violão e cavaquinho) e de percussão. "Temos uma política de manter o projeto aberto para a participação livre durante todo o semestre. Não há um período específico de inscrições. Isso se dá porque justamente a partir do encontro das pessoas com nossas atividades, elas buscam conhecer e se aproximar e isso é muito positivo, pois quem se aproxima já chega com uma noção clara das atividades", explica Souza.

Para participar do grupo não é necessário ter conhecimento musical ou instrumento. "O importante é que tenhamos diversidade, ou seja, sempre temos participantes com conhecimentos musicais e outros sem experiência prévia. Com isso há um processo rico de trocas e aprendizagens. Portanto, não há necessidade de se ter conhecimentos prévios para participar nem ter instrumentos. Conforme as necessidades dispomos de instrumentos pertencentes ao curso de Música do DAC", diz Souza.

A apresentação gratuita acontecerá no saguão externo da Biblioteca Comunitária (BCo), espaço entre esta e o Teatro Universitário Florestan Fernandes, e é aberta a todos que gostam de apreciar samba e conhecer um pouco da história das músicas que serão tocadas e de seus compositores. O evento, que tem o apoio da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (ProGPe), faz parte das comemorações de aniversário de 20 anos da BCo e de 10 anos do curso de Música da UFSCar. Mais informações pelo telefone (16) 3351-8275.

Foto (Cedida): Grupo em apresentação
03/12/2014
13:00:00
10/12/2014
22:00:00
Mariana Ignatios
Não
Não
7014