Mestranda em Economia apresenta seminário sobre comportamento dos preços de cervejas no Brasil entre 2003 e 2014
Sorocaba
Estudo utiliza dados da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas da USP e foi realizado no mercado varejista da cidade de São Paulo
Com o objetivo de identificar as estratégias de cooperação e rivalidade entre as empresas produtoras de cerveja, a estudante Malú do Nascimento Pires Salem Cerqueira, mestranda no Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGEc) do Campus Sorocaba da UFSCar, apresenta no dia 16 de dezembro seminário sobre a pesquisa que desenvolve, "Comportamento dos preços das principais marcas de cerveja no Brasil entre 2003 e 2014". O estudo utiliza dados da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) da USP e foi realizado no mercado varejista da cidade de São Paulo, maior consumidor do produto no País.
O mercado brasileiro de cerveja tem passado, segundo a pesquisa, por forte processo de concentração, que teve seu ápice com a criação da Companhia de Bebidas das Américas (Ambev) no ano de 2000, fruto da fusão entre as empresas Brahma e Antarctica. Esse processo de concentração de mercado e o elevado grau de diferenciação das marcas produzidas pela Ambev propiciam condições favoráveis ao exercício do poder de mercado por ela. Em contrapartida, o contínuo crescimento do consumo doméstico de cervejas e a maciça entrada de marcas estrangeiras, produzidas no Brasil ou importadas, também podem fazer com que a empresa utilize uma estratégia de preço mais agressiva, visando coibir a entrada de concorrentes.
No estudo, que está sendo conduzido sob a orientação do professor Danilo Rolim Dias de Aguiar, do Departamento de Economia (DEco), Malú analisa as variações nos preços de diversas marcas de cerveja - tanto as pertencentes à Ambev quanto as de seus concorrentes - durante o período que vai de novembro de 2003 a junho de 2014.
O seminário tem início às 13 horas, na sala 17 do edifício ATLab do Campus Sorocaba. O professor Adelson Martins Figueiredo, também do DEco, atuará como debatedor. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3229-5991. O Campus Sorocaba da UFSCar fica no km 110 da rodovia João Leme dos Santos (SP-264).
O mercado brasileiro de cerveja tem passado, segundo a pesquisa, por forte processo de concentração, que teve seu ápice com a criação da Companhia de Bebidas das Américas (Ambev) no ano de 2000, fruto da fusão entre as empresas Brahma e Antarctica. Esse processo de concentração de mercado e o elevado grau de diferenciação das marcas produzidas pela Ambev propiciam condições favoráveis ao exercício do poder de mercado por ela. Em contrapartida, o contínuo crescimento do consumo doméstico de cervejas e a maciça entrada de marcas estrangeiras, produzidas no Brasil ou importadas, também podem fazer com que a empresa utilize uma estratégia de preço mais agressiva, visando coibir a entrada de concorrentes.
No estudo, que está sendo conduzido sob a orientação do professor Danilo Rolim Dias de Aguiar, do Departamento de Economia (DEco), Malú analisa as variações nos preços de diversas marcas de cerveja - tanto as pertencentes à Ambev quanto as de seus concorrentes - durante o período que vai de novembro de 2003 a junho de 2014.
O seminário tem início às 13 horas, na sala 17 do edifício ATLab do Campus Sorocaba. O professor Adelson Martins Figueiredo, também do DEco, atuará como debatedor. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3229-5991. O Campus Sorocaba da UFSCar fica no km 110 da rodovia João Leme dos Santos (SP-264).
03/12/2014
13:00:00
16/12/2014
22:00:00
Lucas Montenegro
Não
Não
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