Diferença entre salários de trabalhadoras domésticas é tema de seminário na Pós em Economia

Sorocaba
A aluna Talita Magalhães Daronch da Silva apresenta no dia 9 de dezembro o seminário "Análise do diferencial de salários no mercado de trabalho doméstico", pesquisa que desenvolve no Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGEc) do Campus Sorocaba da UFSCar. A pesquisa é orientada pelos professores Andrea Rodrigues Ferro e Rodrigo Vilela Rodrigues, ambos do Departamento de Economia (DEco). A entrada é livre a todos os interessados.

A pesquisa de Talita Magalhães tem o objetivo de encontrar o diferencial entre os salários das trabalhadoras domésticas mensalistas formalizadas, mensalistas sem formalização e diaristas. O estudo utiliza como fonte de dados a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2012, e se justifica pelo grande aumento da participação feminina no mercado de trabalho ao longo do século XX e por parte da mão de obra doméstica ainda ser considerada pela sociedade uma ocupação para mulheres. O resultado preliminar sugere que existe uma diferença de ganho entre os grupos, com as domésticas mensalistas formalizadas recebendo os maiores salários enquanto as mensalistas sem formalização os salários mais baixos.

O seminário tem início às 13 horas, na sala 15 do edifício ATLab do Campus Sorocaba da UFSCar, localizado no km 110 da rodovia João Leme dos Santos (SP-264).
04/12/2014
13:00:00
09/12/2014
16:00:00
Lucas Montenegro
Não
Não
7024