Campus Lagoa do Sino da UFSCar recebe 600 alunos do Ensino Médio da região de Buri (SP)

Lagoa do Sino
O Centro de Ciências da Natureza (CCN), Campus Lagoa do Sino da UFSCar, realizou nos dias 13 e 14 de novembro de 2014 o evento “Lagoa do Sino de Porteiras Abertas” com o intuito de apresentar o Campus aos estudantes do Ensino Médio da região de Buri (SP), cidade em que o Campus está instalado. A atividade abordou os eixos norteadores dos três cursos oferecidos no Campus – Engenharias Ambiental, de Alimentos e Agronômica. “Nosso principal objetivo foi apresentar o local para a comunidade estudantil para que os estudantes possam, futuramente, optar por um dos três cursos de graduação que oferecemos por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) que utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)”, explica a professora Andreia Matos, coordenadora do curso de Engenharia Ambiental. Há, no total, 150 vagas no Campus, sendo 50 para cada curso de graduação.

O evento foi aberto a todos os estudantes de Ensino Médio de escolas públicas e particulares localizadas no entorno do Campus Lagoa do Sino e que estão aptos a prestar a prova do Enem. Ao longo de dois dias, o Campus recebeu aproximadamente 600 estudantes das cidades de Angatuba, Buri, Campina do Monte Alegre, Capão Bonito, Itapetininga, Itapeva e Paranapanema. Os próprios alunos e servidores docentes e técnico-administrativos apresentaram os cursos e o Campus. “Todos os participantes se empenharam em mostrar a importância da educação na vida dos alunos do Ensino Médio e possíveis caminhos para se obter melhores condições de vida e sucesso profissional”, explica Fabiana Cotrim, professora dos cursos de Engenharias de Alimentos e Agronômica.

O encontro também teve espaço para exposições como a da Fundação Zoológico de São Paulo, a de animais taxidermizados do laboratório de Fauna do Campus Araras da UFSCar e exposição fotográfica do primeiro concurso do Campus Lagoa do Sino. O evento contou com um espaço para as Atividades Curriculares de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (Aciepes), explorando a matemática fundamental em uma abordagem curiosa e divertida, além de máquinas e implementos agrícolas e vídeos educativos. “A interação entre os alunos da Universidade e a comunidade estudantil foi bastante intensa e garantiu o sucesso deste evento”, afirma Millor Rosário, professor do curso de Engenharia Agronômica.

De acordo com os docentes, devido à repercussão positiva, a direção do Campus confirmou apoio para que o evento faça parte do calendário de atividades acadêmicas. O “Lagoa do Sino de Porteiras Abertas” ocorreu na sequência da I Jornada Acadêmica. “A realização dos eventos em datas próximas foi interessante, pois os alunos aproveitaram a estrutura da Jornada – como tendas, faixas e pôsteres – e apresentaram o Campus aos estudantes do Ensino Médio. O contato direto de nossos alunos com os estudantes promoveu grande sinergia e interesse destes pela UFSCar. Acredito que tenha sido um grande diferencial em benefício da Universidade”, ressalta Gustavo de Almeida, vice-coordenador do curso de Engenharia Agronômica.


Legenda: Alunos do Ensino Médio da região de Buri (SP) visitam laboratórios do Campus Lagoa do Sino da UFSCar. Foto: Reginaldo Luiz Ballerini
16/12/2014
13:00:00
08/03/2015
23:00:00
Adriana Arruda
Sim
Não
7076