Alunos do Campus Lagoa do Sino participam de Calendário Agrícola

Lagoa do Sino
Plano objetiva indicar as melhores épocas de plantio e colheita de diversos produtos existentes na fazenda cedida à UFSCar
Alunos do Centro de Ciências da Natureza (CCN), Campus Lagoa do Sino da UFSCar, podem participar do Calendário Agrícola, plano realizado a cada cinco anos que está sob supervisão da Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FAI.UFSCar). O Calendário é um instrumento de planejamento que objetiva indicar as melhores épocas de plantio e colheita de diversos produtos existentes na fazenda, cedida à UFSCar em agosto de 2011, e que compõe o quarto Campus da Universidade.

“As espécies a serem plantadas ao longo do Calendário Agrícola dependem da região, das condições climáticas, da necessidade de se efetuar a rotação de cultura e do valor de mercado do produto a ser gerado. Para a região onde está localizada a Universidade, as culturas mais tradicionais são soja, milho e trigo”, afirma Valter Secco, docente aposentado da UFSCar e responsável pelo setor produtivo do Campus Lagoa do Sino.

Secco informa que, sob gestão da UFSCar, a fazenda introduziu culturas novas, como milho verde, feijão e melancia em caráter experimental. “Com a chegada dos cursos da UFSCar no Campus Lagoa do Sino, estamos iniciando o envolvimento dos alunos em nosso Calendário. Os mais envolvidos nesta atividade serão os do curso de Engenharia Agronômica, que desde o início do primeiro semestre já estão atuando em campo com práticas experimentais”, relata.

O professor ressalta que estes estudantes se envolverão com as atividades de plantio e colheita de acordo com sua evolução na grade curricular e com as diretrizes acadêmicas estabelecidas pela coordenação. “Com o passar do tempo, os alunos devem participar do Calendário em conciliação com suas atividades acadêmicas e com a devida autorização de docentes e coordenadores. Atualmente, a fazenda conta com oito funcionários pertencentes ao quadro da FAI.UFSCar que realizam as atividades produtivas”, ressalta Secco.

Campus Lagoa do Sino

O Campus Lagoa do Sino está situado na região administrativa de Sorocaba, em uma fazenda produtiva de 643 hectares, a 130 km da cidade de Sorocaba. A região é caracterizada pelo contraste entre alguns municípios muito industrializados e outros com economia voltada para a pequena agricultura, de base familiar. A região também tem características ambientais interessantes, com remanescentes de Mata Atlântica e de Cerrado, sendo uma das regiões do Estado de São Paulo com os maiores índices de preservação da vegetação nativa.

Pelo segundo ano consecutivo a UFSCar ofertará, em 2015, 150 vagas, distribuídas igualmente entre os cursos de Engenharia Agronômica, Engenharia Ambiental e Engenharia de Alimentos no Campus. Com o término do 1º ano de atividades dos cursos, tem sido notado um interesse crescente dos estudantes da região pelo ingresso nas três Engenharias ofertadas no Campus Lagoa do Sino. “Os cursos do Campus não são engessados em disciplinas; cada curso possui eixos que perpassam todos os anos e dentro desses eixos há os conteúdos. Não trabalhamos com disciplinas, mas sim com conteúdo de eixos construídos de acordo com a concepção dos cursos e do Campus, o que garante nosso diferencial”, explica o professor Luiz Manoel Almeida, diretor do Campus. Mais informações sobre os cursos e ofertas de vagas podem ser conferidas em www.vestibular.ufscar.br.

Legenda: Calendário Agrícola indica as melhores épocas de plantio e colheita de diversos produtos existentes no Campus. Foto: Eduardo Martinez
18/12/2014
16:00:00
12/02/2015
18:00:00
Adriana Arruda
Sim
Não
7085