Campus Lagoa do Sino sedia reunião de Comitê da Bacia Hidrográfica

Lagoa do Sino, São Carlos
O Campus Lagoa do Sino da UFSCar sediou no dia 17 de dezembro a 33ª Reunião do Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Paranapanema CBH-ALPA. O comitê é responsável pelo gerenciamento dos recursos hídricos da Bacia do Alto do Paranapanema, uma das 21 unidades hídricas que constituem o Estado de São Paulo.

O diretor do Centro de Ciências da Natureza (CCN), Luiz Manoel de Moraes Camargo Almeida, fez a abertura do evento, cujo objetivo foi discutir os desafios da gestão hídrica nos municípios que a bacia atende. O comitê é formado por representantes dos municípios que fazem parte da bacia, por representantes de entidades da sociedade civil e por órgãos do Estado de São Paulo ligados à questão de recursos hídricos.

No dia 24 de julho, o Campus também recebeu o grupo para a 32ª Reunião CBH-ALPA. “A escolha do local para a reunião é feita pelos prefeitos dos municípios que integram a bacia. O nosso Campus foi escolhido tanto pelo prefeito de Buri, para a 33ª reunião, quanto pelo prefeito de Campina do Monte Alegre, na 32ª edição, pela importância estratégica de nosso Campus para essa Bacia”, explica Gustavo Fonseca de Almeida, assessor para articulação institucional do Campus Lagoa do Sino da UFSCar.

Para Alberto Luciano Carmassi, docente do CCN, a participação da Universidade nas reuniões, bem como a eleição de um representante da Instituição junto ao comitê são de suma importância para o desenvolvimento socioambiental do território proposto no projeto de implantação do novo Campus da UFSCar. “A bacia hidrográfica do Alto Paranapanema é altamente estratégica para o Estado de São Paulo por constituir um dos últimos mananciais com grande potencial hídrico e com alto índice de preservação de suas cabeceiras. Por esse motivo, o governo do Estado já cogita a transposição das águas dessa bacia para suprir as necessidades da região metropolitana de São Paulo em médio e longo prazos”, explica Alberto.

Segundo ele, os docentes da UFSCar pretendem atuar nesse contexto, buscando recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO) para desenvolver pesquisas que assegurem a conservação da biodiversidade e dos recursos hídricos, bem como a produção agropecuária das pequenas, médias e grandes propriedades do território.

Legenda da foto: Diretor do CCN, Luiz Manoel de Moraes Camargo Almeida, faz abertura da 33ª Reunião do Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Paranapanema. Crédito: Acervo Campus Lagoa do Sino
07/01/2015
13:00:00
30/04/2015
23:59:00
Denise Britto
Sim
Não
7097