Plataforma criada por alunos e ex-alunos da UFSCar e da USP aproxima prefeituras e cidadãos
São Carlos
Após lançar em 2013 o aplicativo Cidadera, uma plataforma que mapeia de forma colaborativa os problemas urbanos por meio de reclamações apontadas pela população, como buracos nas ruas, entulho, mato alto e vazamento de água, um grupo de alunos e ex-alunos da UFSCar e da USP em São Carlos lançou este mês, motivado pelo crescente interesse das prefeituras em atender as demandas de cidadãos que expõem suas reclamações na internet, uma ferramenta que funciona como um canal e comunicação gratuito entre gestores municipais e a população.
"Inicialmente criamos um serviço na internet para cidadãos exporem suas reclamações publicamente, principalmente aquelas que não foram atendidas pelos canais oficiais. Com o aplicativo é possível ter uma visão geral de tudo que está errado na cidade e a quanto tempo os problemas estão sem solução", explica Victor Morandini Stabile, engenheiro físico formado pela UFSCar e idealizador do projeto. "À medida que os meses passaram e o número de reclamações publicadas aumentou, prefeituras começaram a entrar em contato conosco. Percebemos que muitas delas gostariam de atender melhor seus cidadãos na internet, mas não sabiam como", explica.
O interesse motivou a equipe a construir uma ferramenta voltada especificamente para órgãos municipais. "Recebemos as reclamações, centralizamos e organizamos as demandas", conta José Victor Bueno, engenheiro de software responsável pela implementação da ferramenta. "O gestor tem acesso aos detalhes da demanda incluindo relatos, fotos e a localização no mapa da cidade, adquirida pelo GPS do celular do reclamante. O que buscamos com isso é facilitar o trabalho das prefeituras e entregar aos gestores uma visão estratégica para tomada de decisões", concluí Bueno.
Para utilizar o canal e responder os cidadãos, as prefeituras devem acessar o site www.cidadera.com/prefeituras e fazer o cadastro, que é gratuito. Já os cidadãos que querem expor suas insatisfações podem usar tanto o site www.cidadera.com quanto o aplicativo disponível para download na App Store e no Google Play Store, também gratuitamente. Mais informações sobre o Cidadera pelo email cidadera@cidadera.com ou pelo telefone (16) 3412-8349.
"Inicialmente criamos um serviço na internet para cidadãos exporem suas reclamações publicamente, principalmente aquelas que não foram atendidas pelos canais oficiais. Com o aplicativo é possível ter uma visão geral de tudo que está errado na cidade e a quanto tempo os problemas estão sem solução", explica Victor Morandini Stabile, engenheiro físico formado pela UFSCar e idealizador do projeto. "À medida que os meses passaram e o número de reclamações publicadas aumentou, prefeituras começaram a entrar em contato conosco. Percebemos que muitas delas gostariam de atender melhor seus cidadãos na internet, mas não sabiam como", explica.
O interesse motivou a equipe a construir uma ferramenta voltada especificamente para órgãos municipais. "Recebemos as reclamações, centralizamos e organizamos as demandas", conta José Victor Bueno, engenheiro de software responsável pela implementação da ferramenta. "O gestor tem acesso aos detalhes da demanda incluindo relatos, fotos e a localização no mapa da cidade, adquirida pelo GPS do celular do reclamante. O que buscamos com isso é facilitar o trabalho das prefeituras e entregar aos gestores uma visão estratégica para tomada de decisões", concluí Bueno.
Para utilizar o canal e responder os cidadãos, as prefeituras devem acessar o site www.cidadera.com/prefeituras e fazer o cadastro, que é gratuito. Já os cidadãos que querem expor suas insatisfações podem usar tanto o site www.cidadera.com quanto o aplicativo disponível para download na App Store e no Google Play Store, também gratuitamente. Mais informações sobre o Cidadera pelo email cidadera@cidadera.com ou pelo telefone (16) 3412-8349.
30/01/2015
13:00:00
25/02/2015
Eduardo Sotto Mayor
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