Alunos do curso de Engenharia Agronômica produzem portfólio como ferramenta inovadora de avaliação

Os alunos do curso de Engenharia Agronômica do Campus Lagoa do Sino da UFSCar têm produzido portfólios como forma de avaliação curricular inovadora. Composto por resenhas de aulas, relatórios de visitas técnicas, notícias e outros materiais, os portfólios são montados em uma pasta, respeitando uma ordem cronológica, e entregues ao professor ao final de cada semestre. O intuito é aprimorar o repertório dos alunos, melhorando também habilidades de leitura, escrita, interpretação e análise crítica de informações e conhecimento. “Um dos objetivos do portfólio é ensinar os alunos a escrever com uma linguagem científica, e que permita a síntese de uma ideia, de uma aula, de um texto, de um cartoon, de uma tirinha etc”, explica Gustavo Fonseca de Almeida, docente do Centro de Ciências da Natureza (CCN) do Campus Lagos do Sino da UFSCar. “É uma forma de ensiná-los também a estudar. Sempre ao final de uma palestra, de uma aula importante ou de um seminário, eles são estimulados a escrever uma resenha e esta deve ser arquivada em uma pasta seguindo uma ordem cronológica”, completa.

O professor explica que os projetos pedagógicos dos cursos da CCN preveem duas formas de avaliação. A primeira, somativa, é aquela que vale nota e inclui as provas, relatórios e seminários. Já a avaliação formativa visa complementar e aprofundar os conhecimentos discutidos durante o semestre, e não vale nota. Dentro das estratégias de avaliação formativa encontra-se o portfólio. “Trata-se de um material dinâmico, que pode ser alterado conforme correções dos professores e aprofundamento dos conteúdos e que ajuda, inclusive, os alunos a estudarem para as provas”, destaca.

Por enquanto, o portfólio tem sido utilizado em dois eixos temáticos do curso de Engenharia Agronômica -  “Extensão Rural” e “Desenvolvimento Rural” -, mas a proposta é estender essa atividade a outros docentes. “Tenho sugerido aos demais professores responsáveis pelos eixos do curso de Engenharia Agronômica que façam uso da ferramenta”, comenta Gustavo. Como se trata de uma proposta inovadora, será avaliada a efetividade do portfólio nos dois eixos para poder avançar dentro do curso e posteriormente nas demais graduações do CCN. “Por enquanto, a ferramenta demonstrou ótima capacidade de integração dos conhecimentos abordados”, analisa.

Construção do portfólio
O desenvolvimento do portfólio acontece durante todo o período letivo. Ao final do semestre, alunos e docentes se reúnem para decidir como o material será organizado. “A entrega do portfólio é marcada para a semana que antecede a prova escrita dos eixos. Com base nos conteúdos apresentados no semestre, estipulamos um número determinado de documentos, que chegam a uma média de cinco peças”, explica Gustavo. Os alunos separam os documentos mais importantes e devem escrever uma introdução apresentando o tema ao leitor. Assim, os estudantes são também estimulados a desenvolver habilidade de escrita e interpretação, criando uma sequência lógica contendo introdução, desenvolvimento e conclusão que permite integrar os conteúdos abordados dentro do eixo naquele semestre. “Trata-se de uma estratégia dinâmica e continuada de aprendizado. Com o tempo, eles podem substituir os documentos e atualizar o portfólio, corrigindo conceitos e tirando dúvidas, além de praticar a escrita, além de, ao mesmo tempo se preparar para a prova ao final do semestre.”, afirma Gustavo.

Dentro do Eixo Extensão Rural, por exemplo, o docente conta que os alunos realizaram uma visita técnica para conhecer o sistema de distribuição de cestas básicas de alimentos. A partir disso, e com base na observação de outros procedimentos como a montagem das cestas de alimentos com produtos  da agricultura familiar, os estudantes puderam conhecer a organização de um sistema alimentar local. Um dos documentos do portfólio foi elaborar uma resenha sobre o programa e apresentar, no portfólio, um fluxograma do sistema observado.

Outro tema aprofundado com a construção do portfólio partiu de uma palestra sobre bacias hidrográficas. Nela, os alunos aprenderam mais sobre as unidades de gerenciamento dos recursos hídricos, formada por diversos agroecossistemas, onde a produção de alimentos ocorre. “Ao final de cada atividade, os graduandos deveriam elaborar uma resenha. No final do semestre, puderam estabelecer uma visão sistêmica na compreensão de como e de onde vem a produção de alimentos e para quem se destina, trabalhando no portfólio novos conceitos como  cadeias produtivas”, conta Gustavo.

Legenda: Alunos produzem portfólio com o objetivo de aprofundar temas e desenvolver habilidades / Crédito da foto: Rafael Henriques Longaresi
31/01/2015
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12/02/2015
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Denise Britto
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