Palestra aborda pesquisas com células tronco embrionárias humanas

São Carlos
Na próxima quarta-feira, dia 25 de fevereiro, André Monteiro da Rocha, pesquisador da Universidade de Michigan, ministra a palestra "Diferenciação de células tronco para o estudo de doenças cardiovasculares". O evento é coordenado pelo professor Gerson Rodrigues, do Departamento de Ciências Fisiológicas (DCF) da UFSCar. Não é necessário realizar inscrição prévia e a palestra é aberta a todos os interessados, direcionada a professores, alunos da pós-graduação e graduação.

Células tronco humanas embrionárias (human embryonal stem cells, hESC, da sigla em inglês) são células pluripotentes, que podem se diferenciar em qualquer tipo celular humano com memória epigenética embrionária e, por esse motivo, tem potencial para recapitular eventos que ocorrem durante a diferenciação celular e organogênese. Ademais, as hESC podem ser diferenciadas in vitro e constituir uma importante ferramenta para o estudo de doenças, dentre elas as cardiovasculares, e também oferecer uma importante ferramenta para a triagem de fármacos e ensaios toxicológicos.

Na palestra serão abordados temas como a produção e características das células tronco embrionárias; a legislação sobre obtenção e uso de células tronco no Brasil; e o uso de células tronco embrionárias portadoras de mutações naturais causadoras de doenças genéticas para o estudo de doenças, com apresentação específica do uso de cardiomiócitos diferenciados no estudo da cardiomiopatia hipertrófica e como essas células podem ser utilizadas em outras áreas da pesquisa cardiovascular.

O evento ocorre a partir das 9 horas na Sala 1 do DCF, localizada na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3306-6748 ou pelo email gerson@ufscar.br.
20/02/2015
13:00:00
24/02/2015
23:59:00
Enzo Kuratomi
Não
Não
7167