Abertas as inscrições para apresentação de trabalhos na Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática
São Carlos
Até o dia 10 de março, estão abertas as inscrições para apresentação de trabalhos na "IX Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática", realizada na UFSCar entre os dias 30 de abril e 2 de maio. Podem participar pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação e professores de ensino superior e de educação básica para apresentação de trabalhos no formato de relato de experiência, comunicação científica e pôster.
Além das apresentações de trabalhos, também serão realizados minicursos que abordam a modelagem matemática nos contextos de práticas de sala de aula, possibilidades para o ensino de Matemática na Educação Básica e Ensino Médio, tarefas de modelagem matemática, modelos de fenômenos demográficos, constituição de comunidades de prática locais no ambiente da modelagem matemática, formação de professores, uso software Scratch e elementos para a emergência da Modelagem. As inscrições para os minicursos serão realizadas no dia do credenciamento.
A conferência também conta com palestras e atividades culturais. As inscrições para participação podem ser feitas até o dia 30 de abril. A programação está disponível para consulta no site do evento.
A Modelagem Matemática estabeleceu-se em termos de práticas pedagógicas e científicas no campo da Educação Matemática nas últimas décadas. Uma vez reconhecida como área ou comunidade de pesquisa e de prática, pode-se afirmar que sobre ela concorrem e coexistem diferentes perspectivas ou concepções. E, nesse contexto, emergem resultados de pesquisa e prática que ensejam diferentes interpretações. Desse modo, ressalta-se a necessidade de debater a caracterização destas Modelagens e os distintos modos pelos quais elas, situadas na Educação Matemática, dialogam com diferentes contextos, como a etnomatemática, a resolução de problemas, a história da matemática e da educação matemática e com outras áreas do conhecimento, tais como: matemática, física, biologia, economia, geografia. Frente ao exposto, a temática deste evento enfatiza o fato de que apenas conhecendo e situando as diferenças é possível ampliar as discussões e avançar em direção à busca de novos rumos para a Modelagem Matemática na Educação Matemática.
A comissão organizadora é presidida pelo professor Ademir Donizeti Caldeira do Departamento de Metodologia de Ensino da UFSCar. Os procedimentos de inscrição, a programação e os procedimentos de envio de trabalhos devem ser consultados no site do evento, em www.ixcnmem.ufscar.br.
Além das apresentações de trabalhos, também serão realizados minicursos que abordam a modelagem matemática nos contextos de práticas de sala de aula, possibilidades para o ensino de Matemática na Educação Básica e Ensino Médio, tarefas de modelagem matemática, modelos de fenômenos demográficos, constituição de comunidades de prática locais no ambiente da modelagem matemática, formação de professores, uso software Scratch e elementos para a emergência da Modelagem. As inscrições para os minicursos serão realizadas no dia do credenciamento.
A conferência também conta com palestras e atividades culturais. As inscrições para participação podem ser feitas até o dia 30 de abril. A programação está disponível para consulta no site do evento.
A Modelagem Matemática estabeleceu-se em termos de práticas pedagógicas e científicas no campo da Educação Matemática nas últimas décadas. Uma vez reconhecida como área ou comunidade de pesquisa e de prática, pode-se afirmar que sobre ela concorrem e coexistem diferentes perspectivas ou concepções. E, nesse contexto, emergem resultados de pesquisa e prática que ensejam diferentes interpretações. Desse modo, ressalta-se a necessidade de debater a caracterização destas Modelagens e os distintos modos pelos quais elas, situadas na Educação Matemática, dialogam com diferentes contextos, como a etnomatemática, a resolução de problemas, a história da matemática e da educação matemática e com outras áreas do conhecimento, tais como: matemática, física, biologia, economia, geografia. Frente ao exposto, a temática deste evento enfatiza o fato de que apenas conhecendo e situando as diferenças é possível ampliar as discussões e avançar em direção à busca de novos rumos para a Modelagem Matemática na Educação Matemática.
A comissão organizadora é presidida pelo professor Ademir Donizeti Caldeira do Departamento de Metodologia de Ensino da UFSCar. Os procedimentos de inscrição, a programação e os procedimentos de envio de trabalhos devem ser consultados no site do evento, em www.ixcnmem.ufscar.br.
02/03/2015
13:00:00
10/03/2015
23:59:00
Enzo Kuratomi
Não
Não
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