UFSCar recepciona estudantes de pós-graduação estrangeiros

São Carlos
A UFSCar recepcionou nesta semana os primeiros estudantes estrangeiros de pós-graduação vindos através do Programa de Alianças para a Educação e Capacitação (PAEC OEA/GCUB), uma iniciativa conjunta da Secretaria Geral da Organização de Estados Americanos (OEA) e do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB). Foram aprovados no edital do PAEC, para realização do mestrado na UFSCar, 14 estudantes de oito países da América Latina e da América Central, que devem iniciar as atividades na Universidade neste mês.

O PAEC disponibilizou mais de 500 vagas no edital para o ano de 2015, sendo que os 125 candidatos com as melhores colocações foram contemplados com auxílio extra para sua instalação no País. Neste grupo estão cinco dos 14 aprovados que selecionaram a UFSCar para realizar seus estudos de mestrado. A participação efetiva da Universidade no edital para 2015 do PAEC OEA/GCUB é resultado de esforços da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (ProPG) da UFSCar para incrementar a internacionalização na pós-graduação.

Além desse convênio, outras duas cooperações firmadas através da ProPG, com o apoio da Secretaria Geral de Relações Internacionais (SRInter), resultaram na aprovação de mais seis estudantes estrangeiros em programas de pós-graduação da UFSCar. Dois candidatos foram aprovados pelo Programa de Bolsas de Pós-Graduação em Pecuária e Agricultura Tropicais (Propat – Brasil-México), convênio firmado também através GCUB com universidades mexicanas. Outros quatro – de Moçambique, Cuba e Panamá – foram aprovados pelo Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG), iniciativa de cooperação internacional que envolve 56 países da África, Ásia, Oceania, América Latina e Caribe, promovida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Os ingressantes integrarão o quadro de 138 estudantes estrangeiros provenientes de 33 países que já estão cursando pós-graduação da Universidade. Além dos convênios, há a possibilidade do ingresso direto desses estudantes por meio dos processos seletivos já consolidados nos programas de pós-graduação da Instituição.
05/03/2015
13:00:00
05/04/2015
18:00:00
Mariana Pezzo
Não
Não
7201