BCo organiza exposição em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

São Carlos
Com o tema “Mulheres de todos os tempos”, a mostra pode ser conferida de 9 a 27 de março no Campus São Carlos da Universidade e é aberta ao público
Em comemoração e homenagem ao Dia Internacional da Mulher, o Departamento de Coleções de Obras Raras e Especiais (DeCORE) da Biblioteca Comunitária (BCo) da UFSCar organiza a exposição “Mulheres de todos os tempos”, que estará disponível a partir do dia 9 de março no piso 5 no DeCORE da BCo, localizado na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar. A atividade é organizada por Lívia de Lima Reis, bibliotecária chefe do DeCORE, e Claudia de Moraes Barros de Oliveira, bibliotecária.

O objetivo é homenagear a data, rememorando a luta das mulheres por igualdade de direitos. “A Universidade é o local onde procuramos debater e compreender as diversidades de gênero, cultura e raça. A exposição traz à tona a discussão em torno desta temática que tem sido cada vez mais recorrente. Ao mesmo tempo em que rememoramos esta data tão significativa, divulgamos a riqueza das obras que o Departamento de Coleções e Obras Raras e Especiais da BCo possui”, afirma Claudia.

A mostra irá expor diversos livros com dedicatórias de autoras renomadas como Clarice Lispector, Cecília Meireles, Lygia Fagundes Telles, Hilda Hilst, Maria José Dupré, entre outras. A atividade também contará com fotos de diversas mulheres de diferentes culturas e profissões e seguirá as temáticas “Mulheres negas”, “Luta e emancipação das mulheres”, “Obras com dedicatórias de autoras renomadas”, “Mulheres na década de 20” e “Artistas”.

“A UFSCar prioriza o resgate da memória. Conhecendo o nosso passado, podemos refletir sobre os caminhos que percorremos até aqui e o que planejamos para o futuro. A exposição também conta com um acervo de fotos de Pedro Martinelli extraídas de seu livro, “Mulheres da Amazônia”, e de Schuma Shumaher e Érico Vital Brazil, extraídas do livro “Mulheres Negras do Brasil””, informa Lívia. Entre o acervo de fotos há fotografias da Princesa Isabel, Chiquinha Gonzaga, Tarsila do Amaral, entre outras figuras ilustres. “A atividade traz ainda documentos do Fundo Florestan Fernandes, que revelam sua metodologia de pesquisa em torno da integração das mulheres negras na sociedade de classes e a inserção das mulheres no mercado de trabalho”, afirma a bibliotecária chefe.

A exposição “Mulheres de todos os tempos” é aberta ao público e pode ser prestigiada de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30, até o dia 27 de março. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3351-8428 ou pelo email decore.bco@gmail.com.
09/03/2015
9:50:00
27/03/2015
23:59:00
Adriana Arruda
Não
Não
7205