Docentes e tutores da UFSCar publicam livro sobre programação de computadores com jogos
São Carlos
Obra, intitulada “Estruturas de Dados com Jogos”, exemplifica conceitos utilizando jogos didáticos e torna o aprendizado mais estimulante
Os professores Roberto Ferrari e Marcela Xavier Ribeiro, do Departamento de Computação (DC) da UFSCar, e os tutores do curso de Sistema de Informação da Universidade, Rafael Loosli Dias e Maurício Falvo, lançaram o livro Estrutura de Dados com Jogos. A obra foi publicada pela Editora Elsevier e tem como tema central a programação de computadores utilizando os jogos para a exemplificação de conceitos. O objetivo é oferecer conhecimento sólido sobre estrutura de dados num contexto estimulante e lúdico dos jogos, que servem para tornar o aprendizado mais prático e divertido. A ideia é que o estudante motivado dedique espontaneamente toda sua energia e criatividade para estudar e elaborar trabalhos acadêmicos e que, assim, amplie seus conhecimentos na área, explica o professor Ferrari.
De acordo com o docente, a obra é didática e própria para ser utilizada como livro-texto em ambientes universitários, especialmente em cursos superiores de computação. A obra também pode ser utilizada por leitores interessados no assunto que tenham conhecimentos iniciais de programação, ressalta. Também visa ensinar os leitores a representar conjuntos de informações em programação por meio de estruturas de dados adequadas, bem como conhecer conceitos e estruturas como tipos abstratos de dados, pilhas, filas, listas e árvores e implementar estas estruturas com diversas técnicas de programação e desenvolver habilidades sólidas para o desenvolvimento de software.
A obra inclui um tutorial para programação gráfica com C++ e Allegro e os leitores têm a possibilidade de desenvolver seu primeiro jogo de acordo com o passo a passo disponível. Há também animações e videoaulas para facilitar a compreensão dos conceitos, além de desenvolvimento de jogos de computadores de modo integrado ao aprendizado de estrutura de dados. O livro oferece à sociedade um conhecimento produzido na UFSCar, já que todos os autores possuem algum tipo de vínculo com a Universidade, afirma Ferrari.
A versão eBook do livro está disponível gratuitamente para alunos, docentes e funcionários da UFSCar. Os interessados poderão fazer o download deste eBook desde que estejam dentro da Universidade. O download por ser feito pelo site do livro e a versão física pode ser adquirida pelo site da Editora Elsevier.
De acordo com o docente, a obra é didática e própria para ser utilizada como livro-texto em ambientes universitários, especialmente em cursos superiores de computação. A obra também pode ser utilizada por leitores interessados no assunto que tenham conhecimentos iniciais de programação, ressalta. Também visa ensinar os leitores a representar conjuntos de informações em programação por meio de estruturas de dados adequadas, bem como conhecer conceitos e estruturas como tipos abstratos de dados, pilhas, filas, listas e árvores e implementar estas estruturas com diversas técnicas de programação e desenvolver habilidades sólidas para o desenvolvimento de software.
A obra inclui um tutorial para programação gráfica com C++ e Allegro e os leitores têm a possibilidade de desenvolver seu primeiro jogo de acordo com o passo a passo disponível. Há também animações e videoaulas para facilitar a compreensão dos conceitos, além de desenvolvimento de jogos de computadores de modo integrado ao aprendizado de estrutura de dados. O livro oferece à sociedade um conhecimento produzido na UFSCar, já que todos os autores possuem algum tipo de vínculo com a Universidade, afirma Ferrari.
A versão eBook do livro está disponível gratuitamente para alunos, docentes e funcionários da UFSCar. Os interessados poderão fazer o download deste eBook desde que estejam dentro da Universidade. O download por ser feito pelo site do livro e a versão física pode ser adquirida pelo site da Editora Elsevier.
10/03/2015
16:00:00
13/04/2015
23:59:00
Adriana Arruda
Não
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