Professora da UFSCar lança livro sobre relação entre ONGs brasileiras e estrangeiras de combate à pobreza que atuam em conjunto

São Carlos
Para compreender as relações internacionais entre organizações não governamentais (ONGs) brasileiras e estrangeiras de combate à pobreza que atuam em conjunto, a professora Catarina Morawska Vianna, docente do Departamento de Ciências Sociais da UFSCar, lança o livro “Os enleios da tarrafa: etnografia de uma relação transnacional entre ONGs”. A pesquisadora usou como objeto de estudo o Projeto Tarrafa, desenvolvido na região metropolitana de Recife, no qual a Agência Católica de Desenvolvimento Internacional (CAFOD), da Inglaterra e País de Gales, o Galpão de Meninos e Meninas, do Recife, o Grupo Sobe e Desce e o Grupo Comunidade Assumindo suas Crianças, de Olinda, atuam no apoio a menores abandonados.

Escrita a partir da tese de doutorado de Catarina, que recebeu menção honrosa no Concurso Capes de Teses de 2011, a obra, lançada pela Editora da UFSCar (EdUFSCar), foca nas conexões entre as instituições, que ligam doadores no Reino Unido a beneficiários no Brasil, apresentando um debate teórico-metodológico de interesse tanto para antropólogos quanto para pesquisadores em ciências humanas cujos projetos envolvem relações institucionais entre órgãos estatais, organizações não governamentais e empresas privadas.

Para realizar o projeto, Catarina visitou as organizações. A docente esteve ao longo de 22 semanas realizando o trabalho de campo em Recife e Olinda e 53 semanas em Londres, entre 2006 e 2008. "Naqueles dias atravessei becos, vi muitos meninos cheirando cola, ouvi histórias de dificuldade, escassez, descaso do Poder Público, mas também de luta, mobilização e superação", relata. E apesar do contato com a miséria, o abandono na capital pernambucana e o mundo dos mangues aterrados, não foi nesse o aspecto sobre o qual a pesquisa se debruçou. A pesquisa exposta no livro situa-se dentro de uma área mais ampla da antropologia política, a partir de um olhar que busca compreender as organizações como instâncias em que pessoas e coisas se permeiam para compor saberes, mundos e relações, bem como os efeitos complexos que a presença dessas organizações geram no mundo.

Na obra, a autora explora profundamente os dados obtidos da experiência de campo, aborda a disseminação de certas agendas de organizações internacionais e de técnicas de gestão de projetos considerados mais profissionais e trata sobre a ligação político-afetiva entre atores tão distintos quanto os católicos ingleses e os educadores populares no Recife e em Olinda. A professora também escreve sobre a chamada política da transparência e disserta sobre a expansão desses canais institucionais por meio da mobilização de saberes técnico-burocráticos.

O lançamento do livro “Os enleios da tarrafa: etnografia de uma relação transnacional entre ONGs” acontece dia 18 de março, às 19 horas no Espaço Múltiplo, localizado na Rua Luiz Vaz de Toledo Pizza, nº 346, em São Carlos. Já no dia 20 de março o lançamento ocorre em São Paulo na Livraria Martins Fontes Paulista, localizada na Avenida Paulista, nº 509, também às 19 horas, A obra já está a venda e pode ser adquirida no site da EdUFSCar.
11/03/2015
13:00:00
18/03/2015
23:59:00
Eduardo Sotto Mayor
Não
Não
7211