PPGCTS promove aula inaugural com o tema “Abordagens CTS e o Brasil”

São Carlos
Palestra será ministrada pelo professor Ivan da Costa Marques, docente da UFRJ e pesquisador de Estudos CTS no país
No dia 19 de março, o Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PPGCTS) da UFSCar realiza a aula inaugural com o tema “Abordagens CTS e o Brasil”. A aula será ministrada pelo professor Ivan da Costa Marques, atual docente da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pesquisador de estudos sobre ciência, tecnologia e sociedade (CTS) no Brasil.

O objetivo da aula é promover reflexões sobre as novas maneiras de se entender as ciências e os fatos científicos-tecnológicos a partir das últimas décadas do século XX. A palestra visa a reflexão dos participantes sobre o assunto e sobre como aumentar o diálogo e o entendimento entre os mundos atuais no âmbito da CTS.

A aula será realizada das 14 às 18 horas, no Auditório do Departamento de Ciências Sociais, localizado na área Sul do Campus São Carlos da UFSCar. O evento é aberto a todos os interessados, que devem enviar confirmação de presença até às 18 horas do dia 18 de março para o email ppgcts@ufscar.br. Mais informações podem ser obtidas por este mesmo email ou pelo telefone (16) 3351-8417.

Sobre o palestrante

O professor Ivan da Costa Marques formou-se em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica, possui mestrado e doutorado em Electrical Engineering and Computer Science pela Universidade da Califórnia e realizou pós-doutoramento no Departamento de História da New School for Social Research, em Nova York (EUA), concentrando-se em história das ciências e das tecnologias. Foi professor-pesquisador da COPPE e do NCE/UFRJ, onde também foi diretor em 1976. Ivan foi coordenador de política industrial-tecnológica da CAPRE e diretor técnico da Digibrás.

Integra o Conselho Editorial da Editora Fabrefactum, faz parte do comitê editorial e atua como parecerista ad hoc em diversas revistas acadêmicas especializadas. Em 2002 fundou coletivamente o grupo de pesquisa NECSO, do CNPq. Em 2009, foi fundador e eleito primeiro presidente da ESOCITE.BR (Associação Brasileira de Estudos Sociais de Ciências e Tecnologias), reeleito em 2011. Em 2010, foi eleito vice-presidente da Sociedade Brasileira de História das Ciências (SBHC).  Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), atuando no Programa de Pós-Graduação de História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia (HCTE). Desde então tem se dedicado ao desenvolvimento dos Estudos CTS no Brasil.
12/03/2015
13:00:00
19/03/2015
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Adriana Arruda
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