Sessão de Comunicação ''Capitalismo, Tecnocracia e Educação'' acontece na próxima sexta-feira, 20/3, na UFSCar
São Carlos
Na próxima sexta-feira, 20 de março, será realizada a sessão de comunicação Capitalismo, Tecnocracia e Educação, ministrada pelo professor Flávio Reis dos Santos, na sala 27 no AT 2, prédio localizado na área sul da UFSCar. O evento é organizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação do Campo (GEPEC), aberto à comunidade e sem necessidade de inscrição prévia. Vale destacar que os participantes receberão, após a sessão, o certificado de 2 horas referente à atividade.
O evento visa discorrer acerca da sociedade capitalista caracterizada pelas transformações técnicas e científicas que, por seu tempo, são transformadas pelos interesses e objetivos do sistema econômico assentado na maximização da eficácia dos meios de produção, da eficiência produtiva e do lucro. A relação entre a práxis da ciência e o modo de produção capitalista congrega as propostas de ação empreendidas pela racionalidade tecnocrática para a constante reorganização da sociedade e, portanto, das relações sociais, encontrando na educação, entendida como processo de socialização, o mecanismo capaz de suprir as demandas requeridas pelo sistema para a preservação de sua hegemonia.
A sessão de comunicação se desdobra entre a constatação histórica, apontamento de teorias que elucidam o tema abordado, partindo da observação crítica empreendida pelo professor Flávio: "A orientação para as discussões partirá do resgate dos contextos históricos que envolveram os processos de desenvolvimento do sistema de produção capitalista, diretamente imbricados à evolução técnico-científica e à necessidade de institucionalização de uma educação pública de ótima qualidade para satisfazer as exigências da indústria", explica o docente.
A temática faz-se um importante objeto para a compreensão de aspectos econômicos, sociais e culturais que regem a sociedade. O objetivo da sessão, segundo o professor, é ''evidenciar a ação e intervenção sistemáticas empreendidas pelos staffs tecnocráticos capitalistas nacionais e internacionais na defesa dos interesses burgueses, garantindo por meio de suas formulações o reajustamento e/ou readequação, a reordenação e/ou reorganização permanente do sistema econômico capitalista, preservando a existência da mão invisível smithiana para a sua regulação, a liberdade total de ação às grandes empresas nacionais e internacionais, a defesa e manutenção da propriedade privada, o falacioso discurso da livre competição e da igualdade de oportunidades numa sociedade extremamente elitista e excludente, que encontra na educação um dos instrumentos (meios) de difusão e propagação ideológica burguesa, bem como da permanência e crescimento da distância entre ricos e pobres.''
Quanto a atualidade do tema abordado, o professor destaca ser importante discutir a imbricação capitalismo-tecnocracia-educação para que possamos tomar consciência de nossa realidade na sociedade capitalista contemporânea, na perspectiva de buscarmos encaminhamentos para tentar, senão reverter, pelo menos amenizar as consequências das políticas tecnocráticas burguesas.
O evento visa discorrer acerca da sociedade capitalista caracterizada pelas transformações técnicas e científicas que, por seu tempo, são transformadas pelos interesses e objetivos do sistema econômico assentado na maximização da eficácia dos meios de produção, da eficiência produtiva e do lucro. A relação entre a práxis da ciência e o modo de produção capitalista congrega as propostas de ação empreendidas pela racionalidade tecnocrática para a constante reorganização da sociedade e, portanto, das relações sociais, encontrando na educação, entendida como processo de socialização, o mecanismo capaz de suprir as demandas requeridas pelo sistema para a preservação de sua hegemonia.
A sessão de comunicação se desdobra entre a constatação histórica, apontamento de teorias que elucidam o tema abordado, partindo da observação crítica empreendida pelo professor Flávio: "A orientação para as discussões partirá do resgate dos contextos históricos que envolveram os processos de desenvolvimento do sistema de produção capitalista, diretamente imbricados à evolução técnico-científica e à necessidade de institucionalização de uma educação pública de ótima qualidade para satisfazer as exigências da indústria", explica o docente.
A temática faz-se um importante objeto para a compreensão de aspectos econômicos, sociais e culturais que regem a sociedade. O objetivo da sessão, segundo o professor, é ''evidenciar a ação e intervenção sistemáticas empreendidas pelos staffs tecnocráticos capitalistas nacionais e internacionais na defesa dos interesses burgueses, garantindo por meio de suas formulações o reajustamento e/ou readequação, a reordenação e/ou reorganização permanente do sistema econômico capitalista, preservando a existência da mão invisível smithiana para a sua regulação, a liberdade total de ação às grandes empresas nacionais e internacionais, a defesa e manutenção da propriedade privada, o falacioso discurso da livre competição e da igualdade de oportunidades numa sociedade extremamente elitista e excludente, que encontra na educação um dos instrumentos (meios) de difusão e propagação ideológica burguesa, bem como da permanência e crescimento da distância entre ricos e pobres.''
Quanto a atualidade do tema abordado, o professor destaca ser importante discutir a imbricação capitalismo-tecnocracia-educação para que possamos tomar consciência de nossa realidade na sociedade capitalista contemporânea, na perspectiva de buscarmos encaminhamentos para tentar, senão reverter, pelo menos amenizar as consequências das políticas tecnocráticas burguesas.
12/03/2015
13:00:00
20/03/2015
23:59:00
Lidiane de Lima Volpi
Não
Não
7219