Lançamento do projeto CineDebate conta com palestra e exibição de documentário

São Carlos
Nos dias 25 e 26 de março, acontece  na UFSCar o lançamento do projeto CineDebate, desenvolvido com o apoio do Laboratório de Investigação e Realização em Imagem e Som (LIRIS) da UFSCar e o Coletivo Vegano Raiz Forte. O lançamento conta com dois eventos – palestra e exibição de documentário. Segundo a organização do projeto, as ações buscam refletir na Universidade sobre os direitos dos animais humanos e não humanos. Os eventos são gratuitos e abertos a toda a comunidade.

No dia 25/3, quarta-feira, acontece a abertura do CineDebate, com a palestra "Aspectos legais dos direitos dos animais não humanos e o direito fundamental à objeção de consciência”. O tema será tratado por Thaís Boonen Viotto e Leandro Tessari. Viotto é advogada, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Direito da Instituição Toledo de Ensino (ITE). Além disso, é integrante da ONG Naturae Viate de proteção animal e ambiental. Tessari é membro da ONG SOS Cerrado de proteção animal e ambiental e presidente do Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais de Bauru. Ambos são ativistas pelos direitos dos animais. A palestra ocorre a partir das 13h30 no auditório 1 da Biblioteca Comunitária (BCo), localizado na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar.

Na quinta-feira, dia 26/3, acontecem duas sessões do filme "Cowspiracy - The Sustainability Secret" (A Conspiração da Vaca: O Segredo da Sustentabilidade), um documentário sobre as relações entre meio ambiente, agropecuária e as organizações ambientalistas. As sessões ocorrem às 15 e às 18 horas no Auditório 1 da BCo.

Parcerias
O projeto CineDebate ocorrerá mensalmente na UFSCar e reforça outras ações na Universidade, como a Feira Vegana, que tem acontecido todas as segundas segundas-feiras do mês, em frente ao Restaurante Universitário (RU) do Campus São Carlos da UFSCar. A Feira é realizada pelo Coletivo Vegano Raiz Forte desde o ano passado.

A parceria do Coletivo com o LIRIS/UFSCar se insere em outro projeto - "Cinema, Cultura de Paz e Direitos dos animais" -, desenvolvido há três anos pelo Laboratório. Nesse projeto, foram produzidos documentários, além de outras ações culturais já realizadas no Campus, como mostra e exibição de filme.

De acordo com a organização do projeto CineDebate, todos esses eventos refletem o aumento expressivo no número de professores e, principalmente, de estudantes veganos e vegetarianos na Universidade nos últimos cinco anos, bem como a ampliação do interesse geral pelos direitos dos animais, algo que também está acontecendo na sociedade como um todo.

Mais informações sobre a palestra e a exibição do filme podem ser obtidas no Facebook.
20/03/2015
13:00:00
26/03/2015
23:59:00
Denise Britto
Não
Não
7249