Bibliotecárias da UFSCar são homenageadas na Câmara Municipal de São Carlos

São Carlos
No dia dia 23 de março acontece na Câmara Municipal de São Carlos a Sessão Solene em comemoração ao Dia do Bibliotecário, celebrado em 12 de março. Na oportunidade, Ligia Maria Silva e Souza, diretora da Biblioteca Comunitária (BCo) da UFSCar, receberá o prêmio “Bibliotecária do Ano”, e a servidora aposentada da UFSCar Maria Angelica Dupas será a “Bibliotecária Homenageada do Ano”. Ambas recebem a homenagem em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à comunidade são-carlense.

Formada pela Escola de Biblioteconomia e Documentação de São Carlos, Ligia Souza trabalha desde 1988 na Biblioteca Central da UFSCar, que em 1995 passou a ser Biblioteca Comunitária (BCo), onde foi chefe do Departamento de Ação Cultural e coordenou o Programa de Extensão da Biblioteca. Atualmente é diretora da BCo da UFSCar, cargo que ocupa desde 2005. Ligia se diz surpresa e com um sentimento de alegria e satisfação pelo reconhecimento. “Acho que toda pessoa sente-se feliz quando percebe que seu trabalho e sua dedicação são reconhecidos, nos dando a sensação que, de alguma forma, estamos acertando, embora sempre procuramos melhorar”, conta a bibliotecária.

A diretora da BCo diz ainda que, por se tratar de um reconhecimento público, a sensação de responsabilidade é maior, pois passa da esfera pessoal para uma representação de classe. “É muito importante esse reconhecimento não como pessoa, para mim apenas, mas principalmente para os bibliotecários do nosso município, todos muito qualificados, com quem faço questão de dividir a alegria e orgulho dessa homenagem, pois nosso trabalho é árduo e deve sempre ser realizado em conjunto”, analisa Ligia.

Já Maria Angélica Dupas, a Bibliotecária Homenageada do Ano, também se formou na Escola de Biblioteconomia e Documentação de São Carlos e ingressou em 1980 na Biblioteca Central da UFSCar, tendo chefiado o Setor de Assistência e Orientação ao Usuário e o Departamento de Referência. Entre novembro de 2013 a abril de 2014 exerceu o cargo de diretora do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBI) da Prefeitura Municipal de São Carlos. Maria conta que se sente muito gratificada por terem percebido nela uma colaboradora disposta a trabalhar sem destruir ou se enaltecer. “Para todos os bibliotecários, fica o incentivo para que trabalhem pensando na Instituição e principalmente no público: os leitores”, torce a bibliotecária.

No Brasil, o Dia do Bibliotecário é celebrado no dia 12 de março, data do nascimento do bibliotecário, escritor e poeta Manuel Bastos Tigre, considerado o primeiro profissional da área concursado do país. Ligia Souza conclui dizendo que é gratificante para a classe dos bibliotecários a criação desse dia comemorativo, pois evidencia a importância do profissional, o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido e a atuação na sociedade por meio dos equipamentos públicos.

A Sessão Solene está marcada para às 19h30 e é aberta a todos os interessados.
20/03/2015
13:00:00
24/03/2015
23:59:00
Eduardo Sotto Mayor
Não
Não
7250