Mulheres podem avaliar musculatura do assoalho pélvico gratuitamente na UFSCar

São Carlos
O Laboratório de Pesquisa em Saúde da Mulher (LAMU) da UFSCar, coordenado pela professora Patricia Driusso, docente do Departamento de Fisioterapia (DFisio) da Universidade, convida mulheres entre 18 e 35 anos que não tenham filhos ou que já tiveram um filho que tenha até cinco anos, ou dois filhos, sendo o mais novo com até cinco anos, para participar de um projeto de pesquisa a fim de realizar avaliação da musculatura do assoalho pélvico, da composição corporal e receber orientações quanto à prevenção de incontinência urinária.

O objetivo principal do estudo é comparar a função da musculatura do assoalho pélvico em mulheres que nunca engravidaram com mulheres que pariram uma vez por cesária ou parto vaginal. O objetivo secundário é investigar a ocorrência de incontinência urinária. Os músculos do períneo localizam-se na região entre a vagina e o ânus e são essenciais para a saúde das mulheres, pois apresentam funções como a sustentação dos órgãos pélvicos, a promoção da continência urinária e fecal, além de desempenhar papel importante durante a relação sexual.

As mulheres interessadas em participar, que não podem estar gestantes, sem menstruar por três ciclos consecutivos e/ou ter Diabetes Mellitus, devem entrar em contato com a mestranda do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia da UFSCar, Iara Pimentel, pelos telefones (16) 3351-9577 ou (19) 98409-7237, ou pelo email pimentel_sc@yahoo.com.br. Todos os procedimentos serão realizados no LAMU, situado no Departamento de Fisioterapia, localizado na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar.
06/04/2015
13:00:00
06/06/2015
23:59:00
Eduardo Sotto Mayor
Não
Não
7290