Pedagoga da UFSCar Araras lança livro "Machado de Assis e o Espiritismo"

Araras
A autora traça um paralelo entre a obra do escritor e a chegada da doutrina ao Brasil
Elaine Maldonado, pedagoga do Centro de Ciências Agrárias (CCA) do campus Araras da UFSCar, lançou recentemente o livro "Machado de Assis e o Espiritismo", fruto de sua dissertação de mestrado em História e Sociedade pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). O livro foi lançado pela Editora Paco e pode ser adquirido em seu site

A autora tomou como ponto de partida os escritos de Machado: crônicas e contos produzidos ao longo de 31 anos. A partir daí, conseguiu traçar um paralelo entre a obra do autor e a trajetória da doutrina espírita, mais especificamente no Rio de Janeiro da segunda metade do século XIX. Assim, analisa a obra de Machado e o que ocorria no movimento, sem se esquecer do contexto histórico da época. 

Segunda a autora, Machado era um escritor que "perdoava o curandeiro e a benzedeira, mas acusava o médium e qualificava o Espiritismo como 'fábrica de loucos'". O resultado apresenta uma faceta irônica de Machado de Assis, que era crítico severo do Espiritismo. A análise pretende apresentar uma nova compreensão da história do Espiritismo no país.
08/04/2015
13:00:00
02/05/2015
23:00:00
Carolina Carettin
Não
Não
7300