Atividades do Abril Vermelho na UFSCar relembram massacre de trabalhadores rurais em Eldorado dos Carajás

São Carlos
O massacre de 19 integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra durante um confronto com a polícia, ocorrido em 17 de Abril de 1996 em Eldorado de Carajás, Pará, ficou conhecido como Abril Vermelho. Para relembrar esse acontecimento, a UFSCar, junto a outros parceiros, organizam uma série de atividades no mês de abril.

No Campus São Carlos da UFSCar será organizado o "Ciclo de Debates: “Questão agrária e assentamentos rurais". O Ciclo conta com duas mesas redondas, nos dias 17 e 24 de abril, que debatem temas relacionados ao Abril Vermelho na Universidade.

Já no dia 29 de abril, quinta-feira, será realizado o Seminário “Questão agrária, trabalho e meio ambiente”, que aborda a avaliação da implantação de projetos de assentamento tipo PDS e discussão de agenda de pesquisa na macrorregião de Ribeirão Preto, SP.

Os eventos do Abril Vermelho que envolvem a UFSCar contam com a parceria do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Articulação Paulista de Agroecologia, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, Programa de Educação Tutorial (PET), Núcleo de Agroecologia Apetê Caapuã (NAAC) e Esalq-USP. No campus São Carlos da UFSCar, a programação tem a parceria da Pró-Reitoria de Extensão (ProEx), Departamento de Ciências Sociais, Departamento de Educação, Núcleo de Pesquisa e Extensão Rural (NuPER), Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação do Campo (GEPEC), Embrapa, Departamentos de Ciências Sociais e de Educação da UFSCar, e Núcleo de Estudos Trabalho, Sociedade e Comunidade (NUESTRA) dos Programas de Pós-Graduação em Psicologia e Sociologia da UFSCar. 

As inscrições, gratuitas, serão feitas no local. Os participantes receberão certificado. Mais informações podem ser obtidas pelo email abrilvermelho.seminario@gmail.com e na página do evento no Facebook.

PROGRAMAÇÃO - CICLO DE DEBATES QUESTÃO AGRÁRIA E ASSENTAMENTOS RURAIS

MESAS-REDONDAS: ABRIL VERMELHO NA UNIVERSIDADE

Mesa-redonda: Questão agrária, violência no campo e o papel dos movimentos sociais
Dia: 17 de abril
Horário: 18h30 às 20h30
Local: Auditório do CECH, no AT2, na área Sul
Participantes:  Carlos Walter Porto Gonçalves (UFF); Frederico Firmiano (MST/SP); Mediador: Joelson Carvalho (NUPER/UFSCar)

Mesa-redonda: Agroecologia, políticas públicas e desenvolvimento rural
Dia: 24 de abril
Horário: 18h30 às 20h30
Local: Auditório do CECH, no AT2, na área Sul
Participantes: Ricardo Borsatto (UFSCar/Campus Lagoa do Sino); Fernando Schneider (UFSCar/Sorocaba);  Mediador: Wagner Molina (NUPER/UFSCar)

SEMINÁRIO QUESTÃO AGRÁRIA, TRABALHO E MEIO AMBIENTE:
Avaliação da implantação de projetos de assentamento tipo PDS e discussão de agenda de pesquisa na macrorregião de Ribeirão Preto – SP
Dia: 29 de abril
Horário: 8h30 às 18h30
Local: Sala 27 - AT2 - UFSCar - São Carlos
Coordenadores: Rosemeire Aparecida Scopinho (NUESTRA/UFSCar); Luiz Otávio Ramos Filho (Embrapa Meio Ambiente/Jaguariúna-SP);

Programação (em elaboração):
8h30 às 9 horas: Credenciamento e café
9h às 9h30: Mesa de abertura
9h30 às 12 horas: Painel de Grupos de Pesquisa e Debate
13h30 às 17h30: Painel de Representantes de Cooperativas e Associações de Assentados e Debate
17h30 às 18h30: Encaminhamentos e encerramento
Exposição fotográfica sobre assentamentos rurais
15/04/2015
10:50:00
29/04/2015
23:00:00
Denise Britto
Não
Não
7326