Semana Acadêmica Africana de São Carlos acontece em maio

São Carlos
De 5 a 30 de maio acontece a XI Semana Acadêmica Africana de São Carlos, organizada pela Comunidade Acadêmica Africana de São Carlos (CAASCar). O objetivo é compartilhar a riqueza cultural da África com a sociedade brasileira, em especial a cidade de São Carlos e região. Os eventos se estendem durante todo o mês em diversos locais, incluindo espaços da UFSCar, SESC São Carlos e Paço Municipal de São Carlos.

Na programação, convidados e estudantes oferecem diversas atividades, entre elas exibição de filme, palestras, campeonato de futebol, jantar dançante, oficina de gastronomia, oficina de trança, show musical, desfile de trajes africanos, conferências e uma exposição de fotos, composta por retratos de africanos e africanas de Angola, Guiné-Bissau, Cabo Verde, Moçambique, São Tomé e Príncipe, que residem e estudam na cidade de São Carlos.

O tema desta edição é a “Construção da Identidade Africana e Afro-Brasileira”. O evento vai ao encontro da necessidade de aprofundar essa temática, por meio do debate, com personalidades políticas, estudantes e professores africanos e brasileiros e integrantes da sociedade afro-brasileira e seus amigos. Segundo Lili Pontinta, integrante da CAASCar, “há muito ainda por fazer acerca da identidade dos africanos do continente e seus descendentes em diversas partes do mundo, chamados, segundo alguns estudiosos, de africanos da diáspora. Esse debate deve ser cada vez mais aprofundado porque impera ainda sobre a população negra expressões que denigrem ou desdenham sua identidade”, explica.

A CAASCar busca desenvolver debates relacionados ao tema da Semana no intuito de mostrar que, no que refere à identidade, o povo afro-brasileiro é diferente dos demais povos. Contudo, essa diferença não deve levar a certas concepções desdenhadoras, que se presenciam cotidianamente. 

Este ano, a Semana conta também com a parceria do SESC São Carlos, Prefeitura Municipal de São Carlos, Senac, Coordenadoria de Ações Afirmativas e outras Politicas de Equidade (CAAPE) da Pró-Reitoria de Gradução da UFSCar, Rádio UFSCar, Coletivo Nacional de Juventude pela Igualdade Racial (Conajir), CineUFSCar e AfroBrasilidade brincos. A programação completa, com datas, locais, participantes e outras informações estão disponíveis no site do evento.

Sobre a CAASCar
A Comunidade Acadêmica Africana de São Carlos (CAASCar) é composta por estudantes africanos e brasileiros das universidades de São Carlos e foi fundada sob a perspectiva de apresentar outra face do continente africano.

Segundo informações do CAASCar, o município de São Carlos historicamente vem recebendo, por meio de suas duas universidades públicas – UFSCar e USP –, estudantes de alguns países da África, no quadro do Programa Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) e do Programa Estudantes-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG), nas diferentes áreas de conhecimento.

Esses programas integram o acordo de cooperação técnico-cultural que o Brasil, desde os anos 1970, mantém com alguns países do continente africano. “O encontro desses estudantes vindos de diferentes países africanos fez surgir interesse em organizar um evento acadêmico-cultural junto às duas universidades e, também, junto à comunidade são-carlense, visando apresentar o continente africano e a diversidade étnico-cultural do seu povo que, em alguns casos, é percebida de forma homogênea”, explica Lili.

As atividades da Semana acontecem em maio em comemoração à fundação da Organização da Unidade Africana em Addis ABeba/Etiópia – atual União Africana – que, na época, tinha como intuito traçar estratégias sobre o processo de descolonização do continente e, hoje, busca defender seus interesses.
22/04/2015
13:00:00
30/05/2015
23:00:00
Denise Britto
Não
Não
7336