Cine debate na UFSCar aborda a relação do Novo Código Florestal com a crise hídrica no Brasil

Sorocaba
O Núcleo de Agroecologia Apetê-Caapuã (NAAC) da UFSCar, em parceria com o Sesc Sorocaba, promove no dia 6 de maio um cine debate sobre o documentário "A Lei da Água", do diretor André D'Elia. O filme aborda a importância da preservação do meio ambiente para a conservação dos recursos hídricos e para as interações ecológicas no Brasil. O mote principal é o Novo Código Florestal, aprovado em 2012 pela bancada ruralista no Congresso, e os efeitos que ele traz, sobretudo para o ciclo da água.

Após a exibição do filme, ocorre uma mesa-redonda com os professores do Campus Sorocaba da UFSCar André Cordeiro Alves dos Santos, do Observatório do Comitê de Bacias Hidrográficas do Rio Sorocaba e Médio Tietê; Kelly Cristina Tonello, especialista em Hidrologia em Ecossistemas Florestais; e Luiz Carlos de Faria, coordenador de projetos sobre Política e Legislação Florestal.

O professor André dos Santos abordará os impactos da Lei na crise atual da água, vivida em boa parte do território nacional, e como ela ainda pode gerar novas crises no futuro. Kelly Tonello focará, principalmente, na importância das florestas na produção de água. E o docente Luiz Faria trará ao debate, dentre outros temas, a redução da cobertura de vegetação nativa a longo prazo em todos os biomas brasileiros com as mudanças ocorridas no Código - especialmente as que protegem locais ambientalmente frágeis, como no entorno de nascentes e rios - e a falta de integração de políticas públicas (agrícola, ambiental, econômica) para a promoção da sustentabilidade no Brasil.

O cine debate tem início às 19 horas, no auditório do edifício ATLab do Campus Sorocaba da UFSCar. A entrada é aberta a todos os interessados no tema e as inscrições devem ser feitas no local. Será emitido certificado aos participantes.
29/04/2015
13:00:00
06/05/2015
23:00:00
Lucas Montenegro
Não
Não
7359