Curso aborda as teorias de Bergson e Descartes acerca da liberdade

São Carlos
Entre os dias 20 e 22 de maio, o Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFSCar promove o curso "Liberdade, consciência e temporalidade : Bergson e Descartes", ministrado pela professora Maria Adriana Camargo Cappello, do Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O evento é aberto a todos os interessados, sem a necessidade de inscrição prévia e com emissão de certificado.

O curso aborda o problema da liberdade na filosofia de René Descartes, ora apresentada como adequação da vontade ao entendimento, ora apresentada como poder absoluto do sim e do não, a partir de uma hipótese interpretativa que leva em consideração o diagnóstico apresentado por Henri Bergson na obra "Evolução Criadora". Assim, serão aprofundadas, num contexto mais amplo, a pesquisa que tem como objetivo investigar as noções de liberdade, consciência e temporalidade no âmbito do diálogo estabelecido por Bergson com a tradição filosófica moderna, a saber, com o intelectualismo cartesiano, o empirismo britânico e o criticismo kantiano. Para o desenvolvimento do tema são propostos uma apresentação inicial da concepção de liberdade em Bergson para contextualizar seu diagnóstico e introduzir a hipótese interpretativa e, em seguida, uma análise do problema cartesiano, a partir da discussão dos textos cartesianos relevantes à luz de alguns de seus comentários clássicos, entre eles os de Étienne Gilson, Jean Laporte e Ferdinand Alquié.

As aulas ocorrem a partir das 14h30, no Auditório da Unidade Especial de Informação e Memória (UEIM), instalado no Prédio do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH), na área Sul do campus São Carlos. A atividade é organizada pelo professor Luiz Damon Santos Moutinho, do Departamento de Filosofia e Metodologia da Ciência.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3351-8368.
08/05/2015
13:00:00
22/05/2015
23:00:00
Enzo Kuratomi
Não
Não
7389