Sessão de comunicação aborda a influência ideológica dos grupos capitalistas na educação

São Carlos
No dia 15 de maio, o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação do Campo (GEPEC) promove a sessão de comunicação "Educação, Trabalho e Ideologia: análise da relação agronegócio e educação na região de Ribeirão Preto - SP", ministrada por Victor Hugo Junqueira, pesquisador do Grupo, licenciado em Geografia pela Unesp de Presidente Prudente, especialista em Gestão Ambiental pela UFSCar, Mestre e Doutorando no Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE) da UFSCar. O evento é aberto a todos os interessados, sem a necessidade de inscrição prévia.

A sessão de comunicação apresentará os resultados da dissertação de mestrado defendida por Victor no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar. Serão abordados os processos de transformação capitalista no campo brasileiro, sobretudo a partir da década de 1990, para discutir como o agronegócio expressa a atual ideologia do capitalismo no campo e utiliza os diferentes aparelhos ideológicos, entre eles o espaço escolar, para persuadir e convencer a sociedade de que os seus valores particulares são universais, garantindo, assim, apoio social para políticas favoráveis ao setor. Durante a pesquisa, Victor examinou dois projetos desenvolvidos na educação básica na região de Ribeirão Preto que evidenciam como a fração hegemônica do capitalismo no campo atuam na educação.

A sessão ocorre a partir das 17h30, na sala 27 do AT8, localizado na área Sul do campus São Carlos. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3351-8934 ou pelo email gepec@ufscar.br.
13/05/2015
13:00:00
15/05/2015
23:00:00
Enzo Kuratomi
Não
Não
7402