Grupo Enactus UFSCar realiza I Semana de Coleta de Lixo Eletrônico

São Carlos
Entre os dias 18 e 22 de maio acontece em São Carlos a I Semana de Coleta de Lixo Eletrônico. Promovida pelo Enactus UFSCar, um grupo sem fins lucrativos formado por estudantes e professores da UFSCar, além de empreendedores, o evento visa recolher gratuitamente CPUs, estabilizadores, nobreaks, cabos, fios, teclados e mouses que terão um destino adequado, evitando a contaminação do solo e da água com substâncias químicas, como chumbo, mercúrio, cádmio, berílio, dentre outras.

A ação tem o objetivo de colaborar com o projeto Eco VIII, que consiste na estruturação de um centro de coleta, triagem e venda de materiais recicláveis e sucata no bairro São Carlos VIII, localizado na cidade de São Carlos - já que atualmente o descarte ocorre muitas vezes de forma incorreta, pois existem poucos pontos de coleta de lixo eletrônico na cidade, gerando grandes riscos à saúde e desperdícios econômicos.

O Eco VIII surgiu por iniciativa de quatro moradoras do bairro, que já haviam trabalhado com triagem de recicláveis em uma cooperativa e procuraram o Enactus para propor uma parceria. A partir da prospecção de oportunidades no São Carlos VIII e conversas informais com diversos moradores da região em 2014, o grupo diagnosticou que o principal problema naquela localidade é o acúmulo de lixo nas ruas, considerado pela própria população como o mais alarmante.

O bairro, que possui outras inúmeras deficiências infraestruturais, sofre com a falta de lixeiras e com construções irregulares que avançam às ruas e impedem que caminhões de lixo circulem pelo local. O hábito de catadores de lixo e de outros moradores de acumular materiais recicláveis ao redor de suas casas, pois entendem que quanto maior a quantidade que pode ser vendida mais lucrativo será o negócio, também influencia para o agravamento da questão.

A existência do Eco VIII na comunidade possibilita que os catadores e demais moradores tenham um local para vender seus recicláveis imediatamente, sem a necessidade de acumulá-los pelo bairro. Dessa forma, além de reduzir a quantidade de lixo em locais inapropriados, o projeto garante a geração de renda tanto para catadores e moradores quanto para os envolvidos na reciclagem.

Portanto, aqueles que puderem contribuir e tiverem lixo eletrônico para descartar podem participar da Semana levando o material para um dos três postos de coleta, que estarão no Centro Acadêmico da Engenharia de Produção, localizado na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar; na Lanchonete Pão de Queijo, na área Sul do Campus; no Centro Acadêmico Armando de Salles Oliveira no Campus 1 USP; e na Unicep.

Atualmente, o grupo Enactus, que visa criar projetos junto à comunidade a partir das demandas e oportunidades por meio do empreendedorismo social - que desenvolve e empodera as pessoas necessitadas -, atua na sensibilização dos moradores e dinâmicas em escolas do bairro acerca do tema lixo. Dentre as próximas ações do grupo está a capacitação das integrantes do projeto no desmanche de lixos eletrônicos para a destinação social e ambientalmente correta dos materiais. O término do projeto ocorre com a capacitação dos moradores envolvidos e independência adquirida para a autogestão dos projetos.

Ainda como parte da programação da Semana e com o objetivo de colaborar com a divulgação acerca do tema empreendedorismo social, no dia 20 de maio, em parceria com o CineUFSCar, acontece a exibição do documentário “Quem se importa”, de Mara Mourão, no Teatro Florestan Fernandes, também localizado na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar, às 19 horas. A entrada é gratuita e aberta ao público, que poderá doar os lixos eletrônicos no início da sessão para concorrer ao DVD do documentário.

Mais informações pelo email contato@enactusufscar.com.
14/05/2015
16:00:00
23/05/2015
19:00:00
Eduardo Sotto Mayor
Não
Não
7409