Docente da UFSCar defende tese sobre a expressão vocal de Milton Nascimento
São Carlos
Trabalho é resultado da pesquisa de doutorado em Música desenvolvida na Unicamp de Thais dos Guimarães Alvim Nunes, professora do DAC na UFSCar
A voz de Milton Nascimento em presença. Este foi o título da tese defendida pela professora Thais dos Guimarães Alvim Nunes, do Departamento de Artes e Comunicação (DAC) da UFSCar, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Música do Instituto de Artes (IA) da Unicamp. O trabalho foi realizado sob orientação do professor Antônio Rafael Carvalho dos Santos, do IA.
O objetivo principal da pesquisa foi entender de que maneira a expressão vocal do cantor brasileiro Milton Nascimento se materializa em performances midiatizadas, especificamente em gravações de discos. Busquei, em meus estudos, entender como a voz se faz presente tanto do ponto de vista das qualidades materiais como tom, timbre, alcance, altura e registro quanto simbólicas, além dos sentidos que ela pode transmitir, informa Thais. Para isto, a pesquisadora ouviu e analisou 38 discos lançados pelo artista ao longo dos seus 50 anos de carreira.
De acordo com a docente, o artista possui uma voz privilegiada, porém a grandeza de sua obra vocal está na maneira com que o artista a manipula através da experimentação, da criação e do diálogo que estabelece com outros músicos, outras vozes e outros instrumentos. Ao observar detalhes em sua voz a partir da escuta, pude perceber sua movência termo utilizado pelo pensador Paul Zumthor ao longo dos 50 anos de trajetória artística, inerente das manifestações artísticas que encontram eco na oralidade, explica.
Ao longo dos anos, Thais apoiou suas reflexões de pesquisa sobre escuta com o autor francês Roland Barthes (1915-1980). Outras influências da pesquisadora foram a análise de música popular traçada por Philip Tagg; a semiótica da canção de Luiz Tatit; e na transposição da semiótica da canção para a análise do componente vocal, e portanto, na análise do gesto vocal, realizada por Regina Machado. Os conceitos de presença, movência e nomadismo foram amparados nas reflexões de Paul Zumthor (1915-1995).
Com todo o embasamento teórico e prático, pude perceber que as escolhas estéticas de Milton Nascimento são conscientes, que ele conhece e explora sua voz a serviço das canções e das músicas instrumentais que interpreta, afirma a pesquisadora. Thais explica que a pesquisa também possibilitou a identificação do processo de criação contínua do artista, ou seja, a movência ao longo da carreira lhe possibilita reinterpretar canções e ao mesmo tempo transformá-las em algo novo. A maior surpresa que tive foi poder constatar os sentidos trazidos pela respiração no canto. Muitas vezes damos maior atenção a notas, timbres, construções melódicas, registro, dinâmica, mas Milton mostrou que a respiração entre as frases musicais, ou mesmo a segmentação de tais frases, agregam sentido ao texto cantado, bem como indicam o gesto corporal do cantor mesmo quando a recepção ocorre através de uma gravação desprovida de imagem, ressalta.
A autora da tese conta que o desenvolvimento de sua pesquisa ajudou a trazer reflexões para as matérias ministradas no DAC na UFSCar, já que é responsável pelas disciplinas de Voz e Expressão e Linguagem e Estruturação Musical no curso de Música. Trago, em ambas, conteúdo e repertório da música popular e em nosso curso de Educação Musical a distância também ministro as disciplinas de canto popular, ressalta. Thais possui formação superior centrada na música popular e suas principais áreas de atuação tanto no ensino quanto na pesquisa são justamente o canto, a canção popular e a música popular brasileira. Com a defesa de sua tese, a pesquisadora pode incorporar conhecimentos à sala de aula e manter ainda mais o seu interesse pelo canto popular.
O objetivo principal da pesquisa foi entender de que maneira a expressão vocal do cantor brasileiro Milton Nascimento se materializa em performances midiatizadas, especificamente em gravações de discos. Busquei, em meus estudos, entender como a voz se faz presente tanto do ponto de vista das qualidades materiais como tom, timbre, alcance, altura e registro quanto simbólicas, além dos sentidos que ela pode transmitir, informa Thais. Para isto, a pesquisadora ouviu e analisou 38 discos lançados pelo artista ao longo dos seus 50 anos de carreira.
De acordo com a docente, o artista possui uma voz privilegiada, porém a grandeza de sua obra vocal está na maneira com que o artista a manipula através da experimentação, da criação e do diálogo que estabelece com outros músicos, outras vozes e outros instrumentos. Ao observar detalhes em sua voz a partir da escuta, pude perceber sua movência termo utilizado pelo pensador Paul Zumthor ao longo dos 50 anos de trajetória artística, inerente das manifestações artísticas que encontram eco na oralidade, explica.
Ao longo dos anos, Thais apoiou suas reflexões de pesquisa sobre escuta com o autor francês Roland Barthes (1915-1980). Outras influências da pesquisadora foram a análise de música popular traçada por Philip Tagg; a semiótica da canção de Luiz Tatit; e na transposição da semiótica da canção para a análise do componente vocal, e portanto, na análise do gesto vocal, realizada por Regina Machado. Os conceitos de presença, movência e nomadismo foram amparados nas reflexões de Paul Zumthor (1915-1995).
Com todo o embasamento teórico e prático, pude perceber que as escolhas estéticas de Milton Nascimento são conscientes, que ele conhece e explora sua voz a serviço das canções e das músicas instrumentais que interpreta, afirma a pesquisadora. Thais explica que a pesquisa também possibilitou a identificação do processo de criação contínua do artista, ou seja, a movência ao longo da carreira lhe possibilita reinterpretar canções e ao mesmo tempo transformá-las em algo novo. A maior surpresa que tive foi poder constatar os sentidos trazidos pela respiração no canto. Muitas vezes damos maior atenção a notas, timbres, construções melódicas, registro, dinâmica, mas Milton mostrou que a respiração entre as frases musicais, ou mesmo a segmentação de tais frases, agregam sentido ao texto cantado, bem como indicam o gesto corporal do cantor mesmo quando a recepção ocorre através de uma gravação desprovida de imagem, ressalta.
A autora da tese conta que o desenvolvimento de sua pesquisa ajudou a trazer reflexões para as matérias ministradas no DAC na UFSCar, já que é responsável pelas disciplinas de Voz e Expressão e Linguagem e Estruturação Musical no curso de Música. Trago, em ambas, conteúdo e repertório da música popular e em nosso curso de Educação Musical a distância também ministro as disciplinas de canto popular, ressalta. Thais possui formação superior centrada na música popular e suas principais áreas de atuação tanto no ensino quanto na pesquisa são justamente o canto, a canção popular e a música popular brasileira. Com a defesa de sua tese, a pesquisadora pode incorporar conhecimentos à sala de aula e manter ainda mais o seu interesse pelo canto popular.
15/05/2015
13:00:00
15/06/2015
23:00:00
Adriana Arruda
Não
Não
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