UFSCar abre inscrições na seleção para ingresso de Refugiados nos cursos de graduação presenciais

Araras, Sorocaba, Lagoa do Sino, São Carlos
A UFSCar divulgou o edital de seleção para ingresso de pessoas em situação de refúgio nos cursos de graduação presenciais ofertados nos campi de São Carlos, Araras, Sorocaba e Lagoa do Sino. Os candidatos interessados devem ter prestado alguma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir do ano de 2011.

Para fazer a inscrição é necessário que o candidato comprove a condição de refugiado por meio de atestado emitido pelo Comitê Nacional para os Refugiados (CoNaRe), órgão colegiado vinculado ao Ministério da Justiça. A documentação completa exigida no edital deve ser enviada por meio do correio para a Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad) da UFSCar até o dia 31 de agosto.

Na ficha de inscrição deverá ser informado o número de inscrição no Enem e também a opção de curso escolhida dentre os 61 ofertados pela UFSCar. Os candidatos concorrem a uma única vaga adicional para cada uma das opções. O edital ainda estabelece que, caso não haja candidatos classificados por meio dos resultado do Enem, haverá uma seleção simplificada em janeiro de 2016, com a divulgação dos cursos com vaga disponível.

Esta será a oitava edição consecutiva da seleção específica para ingresso na UFSCar de pessoas em situação de refúgio, que foi implementada a partir do que prevê o Estatuto dos Refugiados, a Lei 9474/97. Neste ano, o formato de seleção foi alterado pelo Conselho de Graduação da UFSCar para ampliar a quantidade de inscrições e a participação dos candidatos, com expectativa de aumento na ocupação das vagas disponibilizadas pela universidade.

Mais informações podem ser obtidas por meio da consulta ao edital e com a Coordenadoria de Ingresso na Graduação pelo telefone (16) 3351-8152.
19/05/2015
16:00:00
31/08/2015
23:59:00
Eduardo Sotto Mayor
Não
Não
7418