Livro sobre educação das relações étnico-raciais em Sorocaba e região será lançado no dia 25 de maio na UFSCar
Sorocaba, São Carlos
No Dia da África, comemorado em 25 de maio, haverá no Campus Sorocaba da UFSCar o lançamento do livro "Educação das relações étnico-raciais: apontamentos críticos e a realidade da região de Sorocaba". O evento acontece no auditório do edifício ATLab, a partir das 18h30, e contará também com atividades artísticas e culturais. A entrada é aberta a todo o público.
Segundo o professor Marcos Francisco Martins, do Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE), o livro pretende fazer a contraposição à visão tradicional da libertação dos escravos. Além disso, busca a valorização do legado dos africanos, trata da reparação aos descendentes quanto aos danos sofridos ao longo da história e as lutas da comunidade negra em defesa da igualdade racial nos tempos atuais. Marcos Francisco é um dos organizadores da obra junto com Adriana Varani, docente da Unicamp e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) da UFSCar.
Entre os diversos temas levantados por docentes e pesquisadores locais, há capítulos que abordam "A representação do negro na mídia", "A criança negra na escola", "Narrativas em preto e branco: aspectos da escravidão negra em Sorocaba", do historiador e folclorista Carlos Carvalho Cavalheiro, e ainda "Religiões: a matriz africana". Este último capítulo, assinado pelo escritor e pesquisador Ademir Barros dos Santos, trata do estabelecimento e dos efeitos que a base religiosa de matriz africana produz na sociedade brasileira com sua filosofia, tal como o respeito aos mais velhos e a necessidade da prole, além da formação da família religiosa durante a diáspora.
O livro "Educação das relações étnico-raciais: apontamentos críticos e a realidade da região de Sorocaba" tem 206 páginas e foi editado pela EdUFSCar. Ele integra a coleção Apontamentos e se originou da demanda dos movimentos sociais que, em 2011, no I Encontro UFSCar-Movimentos Sindicais e Sociais da Região de Sorocaba, reivindicou a promoção de um curso de formação sobre as questões étnico-raciais voltado a educadores, estudantes de licenciatura e professores. O curso foi organizado e, desde 2012, é ministrado no Campus Sorocaba por docentes da UFSCar e por lideranças da comunidade negra. Parte dos debates ocorridos nas aulas daquele primeiro ano de atividade está presente no livro, bem como uma pesquisa que foi feita com 171 professores da rede pública da região sobre a formação e o ensino efetivo da história e cultura afro-brasileiras nas escolas. Interessados podem adquirir a obra pelo site da EdUFSCar.
Segundo o professor Marcos Francisco Martins, do Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE), o livro pretende fazer a contraposição à visão tradicional da libertação dos escravos. Além disso, busca a valorização do legado dos africanos, trata da reparação aos descendentes quanto aos danos sofridos ao longo da história e as lutas da comunidade negra em defesa da igualdade racial nos tempos atuais. Marcos Francisco é um dos organizadores da obra junto com Adriana Varani, docente da Unicamp e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) da UFSCar.
Entre os diversos temas levantados por docentes e pesquisadores locais, há capítulos que abordam "A representação do negro na mídia", "A criança negra na escola", "Narrativas em preto e branco: aspectos da escravidão negra em Sorocaba", do historiador e folclorista Carlos Carvalho Cavalheiro, e ainda "Religiões: a matriz africana". Este último capítulo, assinado pelo escritor e pesquisador Ademir Barros dos Santos, trata do estabelecimento e dos efeitos que a base religiosa de matriz africana produz na sociedade brasileira com sua filosofia, tal como o respeito aos mais velhos e a necessidade da prole, além da formação da família religiosa durante a diáspora.
O livro "Educação das relações étnico-raciais: apontamentos críticos e a realidade da região de Sorocaba" tem 206 páginas e foi editado pela EdUFSCar. Ele integra a coleção Apontamentos e se originou da demanda dos movimentos sociais que, em 2011, no I Encontro UFSCar-Movimentos Sindicais e Sociais da Região de Sorocaba, reivindicou a promoção de um curso de formação sobre as questões étnico-raciais voltado a educadores, estudantes de licenciatura e professores. O curso foi organizado e, desde 2012, é ministrado no Campus Sorocaba por docentes da UFSCar e por lideranças da comunidade negra. Parte dos debates ocorridos nas aulas daquele primeiro ano de atividade está presente no livro, bem como uma pesquisa que foi feita com 171 professores da rede pública da região sobre a formação e o ensino efetivo da história e cultura afro-brasileiras nas escolas. Interessados podem adquirir a obra pelo site da EdUFSCar.
18/05/2015
13:00:00
25/05/2015
23:00:00
Lucas Montenegro
Não
Não
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