I Fórum de Séries e Webséries brasileiras acontece nos dias 27 e 28 de maio na UFSCar

São Carlos
A produção de seriados de ficção no Brasil cresceu exponencialmente nos últimos anos e isso se deve a diversos motivos. A criação da Lei 12.485, sancionada em 2011 após cinco anos de discussão, foi uma das principais causas que levou ao aumento de produção e circulação de conteúdo audiovisual brasileiro diversificado, gerando emprego, renda, royalties, mais profissionalismo e o fortalecimento da cultura nacional. A lei obriga canais da TV paga a exibir ao menos 3h30 diárias de conteúdo nacional. A possibilidade de veicular esses produtos na Internet, em bases como o Youtube e o Vímeo, e a criação de plataformas de financiamento coletivo, como o Catarse e o Kickstarter, também são alguns dos principais fatores que estimulam a produção desse formato no país.

Apesar de tais atualizações nesse mercado, a produção do audiovisual no Brasil é um cenário complexo que envolve diversas questões que ainda merecem ser amplamente discutidas e estudadas. Para isso, nos dias 27 e 28 de maio acontece na UFSCar o I Fórum de Séries e Webséries Brasileiras (FSTV). Realizado pelo Grupo de Estudos em Mídias Interativas de Imagem e Som (GEMInIS) do Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som (PPGIS) da Universidade, o evento pretende promover a compreensão, o mapeamento, e discutir as amplas dimensões desse novo mercado com quem produz, financia, cria e realiza a gestão desses produtos audiovisuais.

Pesquisadores e profissionais das áreas de comunicação, audiovisual e artes, dentre outros interessados, podem participar do evento acadêmico que é pioneiro. Composta por conferências e mesas-redondas, a programação do Fórum contará com a presença de executivos do mercado audiovisual brasileiro com o objetivo de debater o panorama da produção seriada para TV Paga, a partir de relatos das empresas produtoras de conteúdo, e fomentar novos planos de negócio audiovisuais para multiplataformas e serviços de vídeo sob demanda e redes sociais. Serão abordadas a Lei da TV Paga e as atuais perspectivas do mercado audiovisual brasileiro para TV e Web, assim como a inovação e criatividade na produção audiovisual seriada. Haverá ainda relatos de experiências e exibição e um laboratório de webséries.

De acordo com o professor João Carlos Massarolo, docente do Departamento de Artes e Comunicação (DAC) da UFSCar e coordenador de GEMInIS, o FSTV possibilita “uma aproximação entre a academia e o mercado de trabalho audiovisual que é extremamente salutar, pois além de enriquecer as perspectivas de estudos acadêmicos direcionados para a ficção televisiva seriada, traz atualizações para os alunos e profissionais que almejam adentrar ou compreender melhor esse mercado”.

O I FSTV também faz parte de um projeto contemplado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para a construção do laboratório de pesquisa sobre a produção seriada audiovisual brasileira para plataformas transmídia, em São Carlos. Esse laboratório irá mapear e analisar os principais centros de mídia no Brasil no que se refere à produção audiovisual seriada, assim como realizar pesquisas de recepção para analisar o consumo e as atividades dos fãs desses produtos.

Para participar do I FSTV não há necessidade de realizar inscrição previamente. O evento é gratuito. Mais informações pelo site www.geminis.ufscar.br/fstv2015 ou no Facebook.
20/05/2015
13:00:00
28/05/2015
23:00:00
Eduardo Sotto Mayor
Não
Não
7431