Professora da UFSCar recebe um dos mais importantes prêmios mundiais da área de Análise do Comportamento

São Carlos
A professora Deisy das Graças de Souza, docente do Departamento de Psicologia (DPsi) da UFSCar, recebeu um dos mais importantes prêmios mundiais concedido pela Associação Internacional para a Análise do Comportamento (ABAI). Por suas consideráveis contribuições para a área, a pesquisadora foi condecorada com o Award for Distinguished Contributions to the Experimental Analysis of Human Behavior durante a 41ª Convenção Anual da Associação, que terminou no dia 26 de maio, em San Antonio, Texas, nos Estados Unidos.

O trabalho de Deisy, reconhecido internacionalmente, transcendeu os limites da pesquisa. Suas contribuições, desenvolvidas há décadas, ajudaram a definir a análise experimental do comportamento humano como uma área interessante e viável de estudo. Com uma forte base conceitual, a docente tem contribuído tanto para a investigação sobre os princípios básicos e aplicados como, da mesma forma e com o mesmo talento e rigor, para o desenvolvimento de programas de ensino eficazes. A professora realiza pesquisas nas áreas de psicologia e educação especial com foco em aprendizagem relacional, função simbólica, aquisição de leitura e escrita, análise e programação de condições de ensino e compreensão auditiva por usuários de implante coclear.

O prêmio é atribuído pelo Conselho do Grupo de Interesse Social em Análise Experimental do Comportamento Humano (EAHB SIG), um dentre os muitos grupos que compõem a organização da ABAI, que a cada ano, após um processo de indicação pelos próprios conselheiros, vota entre os nomes sugeridos. Durante a cerimônia, Deisy apresentou uma conferência em um Simpósio abordando sua obra premiada. Nesse simpósio, Adam Bennett, da Eastern University e coordenador do EAHB SIG, Joanne Kledaras, da Fundação Praxis, e o professor emérito João Cláudio Todorov, da Universidade de Brasília, destacaram as contribuições da homenageada.

Graduada em psicologia na Universidade de São Paulo (USP), pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, na qual realizou seu mestrado e doutorado em Psicologia Experimental, Deisy é membro do Conselho da Sociedade Brasileira de Psicologia, integrante do corpo editorial de importantes publicações da área, como a Acta Comportamentalia, International Journal of Educational Psychology, The Analysis of Verbal Behavior, e Psicologia: Reflexão e Crítica, além de coordenadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino.

Sob a orientação de Carolina Bori, Deisy obteve seu Ph.D. em psicologia experimental na USP. Posteriormente, trabalhou com um pós-doutorado na Universidade de Maryland Baltimore County, sob a supervisão de Charles Catania, especialista renomado que também já recebeu a mesma premiação. Murray Sidman e Alan Baron, dentre outros grandes nomes da ciência, também já foram reconhecidos por esse prêmio. A condecoração é projetada para pesquisadores como Deisy de Souza, cuja história não só contribuiu para a compreensão básica dos determinantes do comportamento humano, mas que apresentem também resultados na aplicação desse conhecimento para promover uma causa mais significativa: a criação de métodos superiores para o ensino às crianças a ler.

Segundo Deisy, foi uma grande honra receber este prêmio pelo significado que ele tem na comunidade que o concedeu. “Além do aspecto pessoal, considero que o prêmio reconhece a excelência da pesquisa científica em análise do comportamento realizada no Brasil e honra seus pioneiros, que foram nossos professores e orientadores, como Carolina Bori, João Cláudio Todorov, Isaias Pessoti, Maria Amelia Matos e muitos outros”, comemora a professora.
29/05/2015
13:00:00
30/06/2015
23:00:00
Eduardo Sotto Mayor
Não
Não
7455