UFSCar abre dois novos cursos de doutorado na área da Saúde

São Carlos
Subtítulo (opcional)
A UFSCar aprovou recentemente a criação de dois novos cursos de doutorado na área da Saúde, nos programas de pós-graduação em Enfermagem e em Terapia Ocupacional. Já aprovados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), os cursos se somam aos outros 26 doutorados oferecidos pela Universidade.

Ciências da Saúde
O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf) da UFSCar recebeu sua primeira turma de mestrado em Ciências da Saúde em 2008, consolidando-se desde então em uma área multiprofissional, que abrange a formação de pesquisadores em duas linhas de pesquisa: "Processo de cuidar em Saúde e Enfermagem" e "Trabalho e gestão em Saúde e Enfermagem". Com 87 mestres já formados pelo PPGEnf, a demanda pela continuidade da formação na UFSCar, com características bastante específicas, cresceu nos últimos anos. O Programa possui parceria com o Sistema de Saúde do município de São Carlos, estabelecendo um diálogo constante e aprofundado com o cuidado na saúde pública.

A Coordenadora do Programa, Rosely Moralez de Figueiredo, explica que o doutorado em Ciências da Saúde objetiva promover o desenvolvimento científico vinculado ao exercício profissional na área da Saúde. "No mestrado, já desenvolvemos trabalhos bastante imbricados com o mundo profissional da Enfermagem, abordando temas diversificados. Nosso objetivo é uma produção científica que alavanque a profissão, para qualificar a assistência em Saúde no sistema público. Agora, com o doutorado, damos mais um passo nesse sentido, dando continuidade à formação dos nossos mestres, que poderão fazer pesquisas mais aprofundadas e fortalecer essa área multiprofissional na UFSCar", afirma Figueiredo.

O processo seletivo para o doutorado em Ciências da Saúde já está em andamento, e a primeira turma iniciará as atividades em agosto de 2015.

Terapia Ocupacional
Já o curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional (PPGTO) da UFSCar, que recebeu a primeira turma em 2010, foi o primeiro da América do Sul na área, e o doutorado, agora, é o primeiro da América Latina. Com 57 dissertações já defendidas, a demanda pela qualificação específica na área foi uma das grandes motivadoras da criação do doutorado. Quase metade dos egressos do mestrado na UFSCar são docentes de universidades públicas, e um quarto deles está cursando doutorado em outros programas.

Para a Coordenadora do PPGTO, Ana Paula Serrata Malfitano, a grande conquista do Programa é a centralidade das discussões na Terapia Ocupacional, com as especificidades que a área compreende. "Temos uma demanda enorme de formação de doutores em Terapia Ocupacional, já que não existia nenhum doutorado no País até agora. Nos voltamos para a pesquisa específica na área, e não para áreas de interface como a Educação, por exemplo. Esses profissionais já estão virando professores em excelentes universidades, e agora ofereceremos a oportunidade para que eles continuem a desenvolver suas pesquisas e suas carreiras acadêmicas na Terapia Ocupacional, ocupando o espaço que essa área conquistou na Saúde", explica Malfitano.

Ainda neste mês será publicado o edital do processo seletivo para o doutorado em Terapia Ocupacional, com o início das atividades previsto para 2016. As informações estarão disponíveis no site do PPGTO.
18/05/2015
11:30:00
26/06/2015
10:00:00
Mariana Pezzo
Sim
Não
7482