Fórum 2015 do Observatório Cidadania, Cultura e Cidade e do Instituto Direito a Cidade ocorre em junho na UFSCar

São Carlos
Nos dias 17 e 22 de junho acontece na UFSCar o Fórum 2015 do Observatório Cidadania, Cultura e Cidade e do Instituto Direito a Cidade (IDC), ambos programas de extensão universitária do Ministério da Educação (MEC) com sede na UFSCar.

No dia 17, quarta-feira, ocorre a palestra “Direito a Cidade: Empresas e Organizações Sociais Justas e Sustentáveis - Ações e projetos com responsabilidade social, ética e participação cidadã”. A atividade será ministrada por Felipe Saboya, assessor executivo da presidência do Instituto Ethos, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público cuja missão é mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de forma socialmente responsável, e Ana Leticia Silva, gerente de articulação do Grupo de Institutos Fundações e Empresas (GIFE), que atua especialmente em temas como cidades saudáveis e sustentáveis. O evento tem início às 18 horas no auditório 1 da Biblioteca Comunitária (BCo) da UFSCar, localizado na área Norte do Campus São Carlos da Universidade.

No dia 22, a palestra será sobre “Como entender a crise urbana no Brasil”, coordenada pela professora Erminia Maricato, arquiteta e urbanista que já atuou como Secretária Executiva do Ministério das Cidades de 2002 a 2005 e Secretária de Habitação e Desenvolvimento Urbano da Prefeitura Municipal de São Paulo de 1989 a 1992. A atividade, que também começa às 18 horas, acontece no Teatro Florestan Fernandes, localizado na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar.

O Observatório Cidadania, Cultura e Cidade é um espaço para o debate, reflexão e divulgação de ideias, pesquisas, análises e sistematização de informações e divulgação desses conhecimentos gerados por grupos de pesquisa, organizações sociais e instituições, a partir das questões relacionadas a temática em pontos que convergem com os direitos humanos. Possui também o propósito de ser um espaço de fomento ao interesse e a participação da população em geral, aprimorando a cultura democrática e promovendo valores como cidadania, transparência e liberdade por meio do estímulo ao consumo crítico das informações.

Já o IDC fundamenta-se em princípios, estratégias e ações presentes em documentos e protocolos internacionais do Direito à Cidade, estruturando-se em campos e Núcleos Temáticos Multidisciplinares. O Instituto aponta para a necessidade de construção de uma política pública e gestão que tenham como foco a integração com o social, a interdisciplinaridade ensino-pesquisa-extensão e a articulação da Universidade a ações extensionistas propostas em âmbito interno e externo. O IDC integrado ao Observatório pretende atingir metas globais e estratégicas de cidades melhores, mais justas, democráticas e sustentáveis. Além disto, propõe uma forma de organização que aproxima e promova articulações em redes de pesquisadores, agentes públicos e da sociedade civil, para facilitar a divulgação e instrumentalização do conhecimento produzido.

As inscrições para o Fórum 2015 do Observatório Cidadania, Cultura e Cidade e do Instituto Direito a Cidade, que é gratuito, podem ser realizadas antes de cada uma das palestras com a equipe organizadora. Mais informações em www.observatorioculturaecidade.ufscar.br ou no Facebook.
09/06/2015
13:00:00
22/06/2015
23:00:00
Eduardo Sotto Mayor
Não
Não
7489