Comunidade Acadêmica do Campus Sorocaba da UFSCar participa do processo de construção do Plano Municipal de Educação
Sorocaba
Com o objetivo de colaborar com a educação na cidade de Sorocaba, pelo menos 23 membros da comunidade acadêmica do Campus Sorocaba da UFSCar, entre docentes e estudantes de graduação e pós-graduação, estão atuando como delegados na construção do novo Plano Municipal de Educação (PME) que, após aprovado, deverá indicar as metas a serem cumpridas pelo município, na área de educação, nos próximos 10 anos.
O Plano Municipal de Educação de Sorocaba vem sendo construído desde abril deste ano. Nos dias 23, 24, 30 e 31 de maio, foram realizadas plenárias com a participação de integrantes do Conselho Municipal de Educação, do Fórum Popular de Educação e a ampla participação dos cidadãos. Durante o processo, foram discutidas quais estratégias deveriam ser implementadas nas áreas de educação básica; educação superior; diversidade, gestão democrática; recursos financeiros e formação e valorização dos profissionais da educação.
Para a professora Rosana Monteiro, do Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE - So), coordenadora do curso de Pedagogia da UFSCar-Sorocaba e membro da Comissão Organizadora do PME, é fundamental que o Plano assuma compromissos com a universalização do acesso às creches, com o plano de carreiras dos profissionais da educação, com a educação especial e com a expansão das universidades públicas.
No momento atual da construção do Plano, quando se sinaliza um processo de rediscussão das estratégias já estabelecidas democraticamente, a participação da comunidade acadêmica da UFSCar é entendida, pela professora Rosana Monteiro, como importante, já que os docentes e estudantes podem articular a realidade educacional do município com os estudos desenvolvidos na Universidade e colaborar, a partir de fundamentação teórica e posicionamento crítico, na proposição de estratégias de excelência para o aumento da qualidade da educação em Sorocaba.
O Plano Municipal de Educação de Sorocaba vem sendo construído desde abril deste ano. Nos dias 23, 24, 30 e 31 de maio, foram realizadas plenárias com a participação de integrantes do Conselho Municipal de Educação, do Fórum Popular de Educação e a ampla participação dos cidadãos. Durante o processo, foram discutidas quais estratégias deveriam ser implementadas nas áreas de educação básica; educação superior; diversidade, gestão democrática; recursos financeiros e formação e valorização dos profissionais da educação.
Para a professora Rosana Monteiro, do Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE - So), coordenadora do curso de Pedagogia da UFSCar-Sorocaba e membro da Comissão Organizadora do PME, é fundamental que o Plano assuma compromissos com a universalização do acesso às creches, com o plano de carreiras dos profissionais da educação, com a educação especial e com a expansão das universidades públicas.
No momento atual da construção do Plano, quando se sinaliza um processo de rediscussão das estratégias já estabelecidas democraticamente, a participação da comunidade acadêmica da UFSCar é entendida, pela professora Rosana Monteiro, como importante, já que os docentes e estudantes podem articular a realidade educacional do município com os estudos desenvolvidos na Universidade e colaborar, a partir de fundamentação teórica e posicionamento crítico, na proposição de estratégias de excelência para o aumento da qualidade da educação em Sorocaba.
12/06/2015
13:00:00
19/06/2015
23:59:00
João Eduardo Justi
Não
Não
7515