Professores do Campus Lagoa do Sino da UFSCar debatem pesquisas em Jornada Nacional de Iniciação Científica

Lagoa do Sino
O Campus Lagoa do Sino da UFSCar marcou presença na sessão de pôsteres da Jornada Nacional de Iniciação Científica (JNIC), com os professores do Centro de Ciências da Natureza (CCN) Rodrigo Neves Marques, Moysés Naves de Moraes e Millor Fernandes do Rosário. Os docentes participaram como debatedores na JNIC, que integrou a programação da 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que ocorreu de 12 a 18 de julho no Campus São Carlos da UFSCar.

“É um grande evento que congrega todas as áreas da ciência. Apesar de, este ano, o tema central ter sido a Luz, pudemos identificar que os trabalhos apresentados abrangiam diversos temas de interesse para a comunidade científica como um todo”, avaliou Marques.

A JNIC congregou alunos vencedores das mostras e jornadas de instituições de ensino de todo o País. Segundo Marques, as áreas dos pôsteres debatidos pelos docentes do CCN incluíram Zootecnia, Zoologia, Botânica, Genética, Parasitologia, Farmácia, Recursos florestais, Bioquímica, Imunologia, Engenharia e Ciência da Computação. “Nota-se que os temas apresentados, na grande maioria dos casos, fazem parte de pesquisa de alta relevância e de interesse da sociedade. Muitos dos alunos fazem parte de grupos de pesquisa e pensam em continuar na linha de pesquisa”, afirmou Marques que, junto a Moraes e Rosário, analisaram 16 pôsteres.

Durante a Sessão de Pôsteres, os debatedores realizaram uma leitura de cada trabalho e avaliaram o estilo e a forma. Na sequência, cada debatedor solicitou individualmente aos autores para apresentarem oralmente seu pôster e, ao final, responderem uma sessão de perguntas. “Foi surpreendente a qualidade dos trabalhos apresentados e também a desenvoltura e postura dos discentes que, apesar de ainda estarem na iniciação científica, defenderam muito bem os pontos abordados”, contou Marques.

Para participar da Jornada, as instituições - universidades, institutos, centros de ensino e pesquisa, institutos federais (IFs) e Centro Federais de Educação Tecnológica (CEFETs) –  indicaram os melhores trabalhos apresentados nas jornadas de iniciação científica ou tecnológica de 2014 de estudantes de graduação, Ensino Médio regular ou profissionalizante. As áreas englobaram Ciências Exatas e da Terra, Engenharias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e Artes, Letras e Linguística.

Além de apresentar o pôster de suas pesquisas na Jornada, todos os alunos puderam participar das atividades da SBPC, dentre elas, conferências, simpósios e mesas-redondas, em uma oportunidade para formar redes de conhecimento e debater o que tem de mais significativo na ciência brasileira e internacional.

Números da SBPC
A Sessão de Pôsteres da SBPC é destinada à apresentação de trabalhos de pesquisas científicas e tecnológicas, experiências e/ou práticas de ensino-aprendizagem e relatos de caso ou experiências. Além dos 1.066 trabalhos programados na JNIC deste ano, selecionados por 68 instituições, a Sessão de Pôsteres da SBPC também foi composta por trabalhos encaminhados de estudantes de pós-graduação, professores de Ensino Superior, pesquisadores, profissionais e professores de ensino básico e/ou profissionalizante de todo o País.

No total, foram incluídos na programação da 67ª SBPC 2.900 trabalhos, sendo 580 pôsteres apresentados por dia, no período de 13 a 17 de julho, na Tenda da Sessão de Pôsteres. De acordo com a organização da SBPC, os resumos dos trabalhos apresentados nas sessões de pôsteres serão publicados em livro eletrônico, no site da SBPC, em novembro de 2015.

Foto: Professores Moysés Moraes, Rodrigo Marques e Millor Rosário do CCN do Campus Lagoa do Sino da UFSCar durante a 67ª Reunião Anual da SBPC, em São Carlos (Crédito: Acervo pessoal/Rodrigo Marques)
24/07/2015
13:00:00
24/08/2015
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Denise Britto
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