Seminário Internacional de Habilidades Sociais acontece entre os dias 11 e 14 de agosto

São Carlos
Habilidades Sociais são um conjunto de comportamentos emitidos por uma pessoa que expressa sentimentos, atitudes, desejos, opiniões ou direitos de modo adequado a uma situação. Uma pessoa com um repertório pobre em Habilidades Sociais, por exemplo, está propensa a vivenciar mais problemas do que um ser habilidoso socialmente. Trata-se de uma questão de aprendizagem. Com o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre a importância das Habilidades Sociais como integrante da saúde humana, e disseminar o conhecimento sobre essa área de pesquisa, para que essas informações sejam utilizadas como instrumentos para enfrentar problemas sociais ligados não só à saúde, mas também à educação, à qualidade de vida e outros aspectos da convivência humana, entre os dias 11 e 14 de agosto acontece o V Seminário Internacional de Habilidades Sociais (V SIHS).

O evento bienal, que ocorre em Pirenópolis (GO) nesta edição, e também visa contribuir para a formação de profissionais e promover o intercâmbio entre estudantes e pesquisadores atuantes em diversas áreas, como a clínica, a organizacional, a comunitária e a educacional, terá como tema “Habilidades Sociais e Relações Interpessoais: interfaces conceituais, metodológicas e aplicadas”. Por meio de conferências, palestras, simpósios, mesas-redondas, oficinas e cursos, especialistas brasileiros e convidados internacionais abordarão diferentes perspectivas teóricas e metodológicas sobre a temática. 

A conferência de abertura do evento, que ocorre no dia 11 de agosto, fica a cargo dos professores Almir Del Prette e Zilda Del Prette, docentes dos programas de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPsi) e em Educação Especial (PPGEEs) da UFSCar. Na oportunidade, serão apresentados os dados sobre os 18 anos de teorização, pesquisa e prática no Brasil sobre o campo das habilidades sociais. Outras conferências ao longo da programação abordarão empatia e personalidade, prevenção à violência no namoro, problemas interpessoais em escolas, a importância de atitudes anti-bullying, e os principais desafios para psicólogos contemporâneos.

Almir e Zilda, juntamente com outros professores da UFSCar participam de outras atividades ao longo do Seminário. No dia 12 agosto, ambos os professores, realizam uma palestra sobre habilidades sociais dos 18 anos em diante, com Ana Carolina Braz, docente do Departamento de Psicologia (DPsi) da UFSCar, e Anne Marie Fontaine, da Universidade do Porto, em Portugal. 

Também no dia 12 de agosto, Almir Del Prette abordará um programa de habilidades sociais profissionais para pessoas com deficiência física em um dos Simpósios da programação. Del Prette participa também com Fabiane Fogaça, doutora em Psicologia pela UFSCar, e Camila Comodo, doutoranda do PPGPsi e integrante do Laboratório de Relações Interpessoais e Habilidades Sociais (RIHS) da Universidade, de um simpósio que tratará sobre adolescentes em situação de vulnerabilidade, no qual serão abordadas habilidade sociais de jovens vítimas e autores de bullying, e adolescentes que vivem em situação de risco ou envolvidos em conduta infracional.

Ainda durante a programação do dia 12, a professora Zilda Del Prette participa do Simpósio sobre aprendizagem acadêmica, desenvolvimento socioemocional e a importância das habilidades sociais no Ensino Fundamental. Fabiane Fogaça, também participa de um simpósio, no dia 13 de dia agosto, que aborda intervenções clínicas e psicoeducacionais. Ainda no dia 13, Almir e Zilda Del Prette participam de um outro simpósio sobre a compreensão do universo feminino, no qual serão abordados cultura, controle social, feminismo, ansiedade, depressão e estresse de mulheres adultas em situação de dependência afetiva e/ou econômica no contexto da violência baseada no gênero.

Quanto às mesas-redondas, a primeira delas, de um total de 12 que estão previstas na programação do evento, foi proposta pela professora Zilda Del Prette e abordará o combate ao bullying nas escolas. A professora Tânia de Rose, também docente do DPsi da UFSCar, participa do V SIHS em uma outra mesa, que ocorre no dia 12, cujos integrantes irão discutir violência no namoro, preconceito e bullying. O professor Almir Del Prette também participa dessa discussão. Também no dia 12, os fatores de risco e de proteção referentes a habilidades sociais de populações vulneráveis, tema proposto pela professora Ana Carolina Braz, estará em discussão em uma mesa-redonda, que contará com a participação da professora Zilda Del Prette.

Já no dia 13 de agosto, Almir e Zilda Del Prette, Ana Carolina Braz, e Daniele Lopes, também professora do DPsi da UFSCar, dissertarão em uma mesa-redonda sobre habilidades sociais em diferentes etapas do desenvolvimento humano. Zilda também participa de outra mesa-redonda no mesmo dia para falar sobre histórias infantis e o desenvolvimento de repertório pró-social, na qual serão tratadas habilidades sociais na infância. A doutoranda do PPGPsi da UFSCar Camila Comodo, também participa de uma mesa-redonda que abordará meios de desenvolver habilidades sociais em uma criança com déficit no repertório social.

Os professores Almir e Zilda Del Prette ministram ainda um dos nove cursos do evento, sobre a competência social nos programas vivenciais de habilidades sociais. Outro curso, sobre programas de habilidades sociais na escola, será ministrado pela professora do DPSi da UFSCar Daniele Lopes, em conjunto com Bárbara Carvalho Ferreira, docente da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, e Talita Pereira Dias, professora do Centro Universitário de Votuporanga. Além desses, haverá cursos sobre o papel da empatia na saúde e nas relações sociais, sobre relacionamentos entre estudantes universitários, o que é necessário saber para desenvolver competência social como parte das habilidades de liderança de profissionais, sobre a prática clínica, avaliação de habilidades sociais de crianças, sobre familiares cuidadores de pacientes psiquiátricos e medidas de saúde mental. 

Ainda haverá uma oficina com a professora Zilda Del Prette, sobre metódos de avaliação na infância de competências sociais. Ivana Gisel Casali-Robalinho, do Centro Universitário Adventista de São Paulo, e Talita Pereira Dias, do Centro Universitário de Votuporanga, também participam da atividade que ocorre no dia 12 de agosto. A programação conta ainda com oficinas de treinamento em habilidades sociais educativas para professores, sobre habilidades sociais no ensino de graduação na área da saúde, sobre o uso de desenho animado na promoção das habilidades sociais na infância, jogos educativos, oficina de teatro, oficina sobre o programa de promoção das habilidades sociais para alunos com deficiência, e uma roda de terapia comunitária. 

A programação completa do evento, que aborda ainda temas como abstinência de álcool, prevenção às drogas, depressão e suicídio na adolescência, relações sociais na vida adulta, disfunção erétil, futuros professores e educação especial, pode ser conferida no site www.sihs.ufscar.br. O período de inscrições para ouvintes está aberto e os interessados podem se inscrever por meio do site. As inscrições têm valores diferenciados em razão da data e da categoria em que o inscrito se inserir. Cada participante inscrito poderá assistir a dois cursos sem qualquer custo adicional, basta escolher o curso e ir para o local no horário correto, sem necessidade de inscrição prévia. O número de vagas disponíveis é a quantidade de lugares em cada sala.

O evento é organizado pelo Grupo de Trabalho Relações Interpessoais e Competência Social, vinculado à Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP), com a articulação do PPGPsi da UFSCar. Mais informações estão disponíveis no site www.sihs.ufscar.br.
03/08/2015
13:00:00
14/08/2015
18:00:00
Eduardo Sotto Mayor
Não
Não
7600