Estudos da Infância no Brasil são tema de obra que será lançada durante Seminário Internacional na UFSCar
São Carlos
No dia 6 de agosto, a especialista em Educação Anete Abramowicz, docente do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP) da UFSCar, lança seu livro "Estudos da Infância no Brasil: encontros e memórias", publicado pela EdUFSCar, durante o 4° Seminário Internacional: Educação Infantil e Pós-Estruturalismo, que acontece na Universidade. A docente estará presente para autografar e discutir questões pertinentes ao livro com o público.
O livro foi elaborado a partir de pesquisas nas quais foi possível reunir reflexões de diversos teóricos e traçar os principais temas e perspectivas que norteiam a publicação. De acordo com a professora Anete Abramowicz, "o livro resulta de uma longa pesquisa iniciada em 2010 com o apoio da Fapesp. Queríamos configurar o campo teórico denominado Sociologia da Infância no Brasil. Aos poucos percebemos que seria mais apropriado chamar de Estudos da Infância, pois não tínhamos propriamente uma sociologia da infância entre os anos 1940 e1970 no Brasil. Deste modo, marcamos o inicio da nossa pesquisa com os trabalhos de Florestan Fernandes e de Virgínia Bicudo da década de 1940. E a partir daí fomos lendo de maneira rigorosa e analítica toda a produção desse período. Ao mesmo tempo, entrevistamos as pesquisadoras que fazem parte deste campo teórico. Deste modo, o livro tem a análise desta produção e acompanha um CD com todas as entrevistas com as pesquisadoras. É um livro denso que pretende contribuir com uma síntese rigorosa deste campo. Nesse período de elaboração da obra tivemos a intempestiva morte da Fúlvia Rosemberg, cuja importância e protagonismo na área é inegável, e neste livro temos uma entrevista de quatro horas com esta grandiosa pesquisadora", relata.
O lançamento do livro integra a programação do IV Seminário Internacional: Educação Infantil e Pós-Estruturalismo que acontece na UFSCar entre os dias 6 e 8 de agosto, evento que pretende promover o debate com pesquisadores nacionais e internacionais a respeito de questões e pesquisas ligadas à Sociologia da infância e à Educação Infantil. Acerca dos desafios atuais da Educação Infantil no Brasil, a professora Anete considera esse contexto "esquizofrênico, pois na mesma medida em que todos já sabem que o efeito de uma educação infantil de qualidade para as crianças pequenas tem um impacto direto no PIB do país e, ao mesmo tempo, na história escolar e na construção de uma boa infância para as crianças, na prática temos observado um abandono das crianças de zero a três anos em equipamentos conveniados ou com uma educação não formal."
A professora complementa levantando dados acerca do acesso à educação infantil e acrescenta que "as crianças de zero a três anos estão nos equipamentos conveniados, as crianças negras estão em escolas mais periféricas da cidade, o aumento de vagas vem em detrimento do aumento da relação entre crianças e adultos, ou seja, a educação infantil está abandonada em nosso país, e a demanda por vagas só cresce. Por isto o livro também vem como um grito sobre a importância das crianças, primeiramente, de suas infâncias e de sua educação", conclui.
O lançamento do livro "Estudos da Infância no Brasil: encontros e memórias" será realizado no dia 6 de agosto, às 21 horas, no saguão da Biblioteca Comunitáia da UFSCar, localizada na área Norte do Campus São Carlos. O evento é aberto ao público e mais informações podem ser obtidas no site ou pelo telefone (16) 3351-9622.
O livro foi elaborado a partir de pesquisas nas quais foi possível reunir reflexões de diversos teóricos e traçar os principais temas e perspectivas que norteiam a publicação. De acordo com a professora Anete Abramowicz, "o livro resulta de uma longa pesquisa iniciada em 2010 com o apoio da Fapesp. Queríamos configurar o campo teórico denominado Sociologia da Infância no Brasil. Aos poucos percebemos que seria mais apropriado chamar de Estudos da Infância, pois não tínhamos propriamente uma sociologia da infância entre os anos 1940 e1970 no Brasil. Deste modo, marcamos o inicio da nossa pesquisa com os trabalhos de Florestan Fernandes e de Virgínia Bicudo da década de 1940. E a partir daí fomos lendo de maneira rigorosa e analítica toda a produção desse período. Ao mesmo tempo, entrevistamos as pesquisadoras que fazem parte deste campo teórico. Deste modo, o livro tem a análise desta produção e acompanha um CD com todas as entrevistas com as pesquisadoras. É um livro denso que pretende contribuir com uma síntese rigorosa deste campo. Nesse período de elaboração da obra tivemos a intempestiva morte da Fúlvia Rosemberg, cuja importância e protagonismo na área é inegável, e neste livro temos uma entrevista de quatro horas com esta grandiosa pesquisadora", relata.
O lançamento do livro integra a programação do IV Seminário Internacional: Educação Infantil e Pós-Estruturalismo que acontece na UFSCar entre os dias 6 e 8 de agosto, evento que pretende promover o debate com pesquisadores nacionais e internacionais a respeito de questões e pesquisas ligadas à Sociologia da infância e à Educação Infantil. Acerca dos desafios atuais da Educação Infantil no Brasil, a professora Anete considera esse contexto "esquizofrênico, pois na mesma medida em que todos já sabem que o efeito de uma educação infantil de qualidade para as crianças pequenas tem um impacto direto no PIB do país e, ao mesmo tempo, na história escolar e na construção de uma boa infância para as crianças, na prática temos observado um abandono das crianças de zero a três anos em equipamentos conveniados ou com uma educação não formal."
A professora complementa levantando dados acerca do acesso à educação infantil e acrescenta que "as crianças de zero a três anos estão nos equipamentos conveniados, as crianças negras estão em escolas mais periféricas da cidade, o aumento de vagas vem em detrimento do aumento da relação entre crianças e adultos, ou seja, a educação infantil está abandonada em nosso país, e a demanda por vagas só cresce. Por isto o livro também vem como um grito sobre a importância das crianças, primeiramente, de suas infâncias e de sua educação", conclui.
O lançamento do livro "Estudos da Infância no Brasil: encontros e memórias" será realizado no dia 6 de agosto, às 21 horas, no saguão da Biblioteca Comunitáia da UFSCar, localizada na área Norte do Campus São Carlos. O evento é aberto ao público e mais informações podem ser obtidas no site ou pelo telefone (16) 3351-9622.
05/08/2015
13:00:00
10/08/2015
22:00:00
Lidiane de Lima Volpi
Não
Não
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