Programa Futuro Cientista da UFSCar realiza evento voltado a estudantes dos ensinos Fundamental e Médio

Sorocaba
O Programa Futuro Cientista (PFC) da UFSCar realizou no dia 11 de agosto, a "II Escola Preparatória para Futuros Cientistas (EPFC) - Módulo Ensino Básico". O evento, que acontece anualmente no Campus Sorocaba, teve a participação de aproximadamente 250 alunos de escolas dos ensinos Fundamental e Médio de Sorocaba e de outros municípios da região vinculadas ao PFC. "Eles estão aqui, hoje, aprendendo toda a prática de um cientista: desde experimentos até a rotina de um cientista famoso, que vem e fala de sua vida aos alunos", explica o professor Fábio de Lima Leite, do Departamento de Física, Química e Matemática (DFQM) da UFSCar e coordenador do Programa.

A Escola Preparatória teve também oficinas e um "show de ciências" que entretiveram os alunos ao mesmo tempo que os ensinavam princípios da ciência. No período da tarde, foram entregues os prêmios da "Maratona do Conhecimento", uma espécie de simulado que traz questões de todas as disciplinas curriculares, e do concurso de "Contos de Ficção Científica", cuja intenção é fazer com que os alunos aprimorem as suas redações,  vencido pela aluna Thaís Bertoco, da Escola Municipal Maria Aparecida de Oliveira, de São Roque. Ela ganhou um tablet pelo primeiro lugar na categoria geral e os primeiros colocados nas três categorias específicas (sexto e sétimo ano; oitavo e nono ano; e Ensino Médio) levaram para casa uma coleção de livros de ficção científica - "um incentivo à leitura", afirma Fábio de Lima Leite. 

"Neste ano, nós fomos convidados, somos a escola caçula. Tem sido maravilhoso a participação, a empolgação e os resultados do Programa", enaltece o professor Gerson Trevisan, da Escola Estadual Aristeu Vasconcelos Leite, do município de Cesário Lange (SP). Maria Francisco, diretora da  Escola Municipal Professora Dalva Calim Abud, localizada em Anhembi (SP), destaca a mobilização que o Programa Futuro Cientista gera na escola que dirige, levando os alunos a manterem relações mais colaborativas e saudáveis entre si. "Outro aspecto que eu acho extremamente importante é a questão do estímulo à pesquisa", diz a diretora.

Adoção acadêmica

A atividade fecha o primeiro semestre do Programa, em que os alunos realizam, uma vez por semana, em suas respectivas escolas, atividades multidisciplinares ligadas às ciências. A próxima etapa é o desenvolvimento, pelos estudantes, de um projeto científico para ser apresentado no "Encontro Regional de Futuros Cientistas", que acontece no final do ano no Campus Sorocaba da UFSCar. "A proposta é dar uma chance a esses alunos. Pegá-los pela mão e levá-los até a universidade, uma 'adoção' mesmo. Não abrimos mão deles. Nem eu nem ninguém da equipe", enfatiza o coordenador. Segundo ele, são requisitos para o jovem que quer participar não se envolver com drogas, ter boas notas e bom comportamento. "É distribuído a eles um 'manual do cientista', que envolve inclusive questões éticas e de postura", explica.

A partir de convênios com prefeituras, o Programa Futuro Cientista tem conseguido se expandir desde seu lançamento, em 2011, a várias cidades da Região Metropolitana de Sorocaba. Nos planos, está o desenvolvimento de um canal virtual para facilitar a comunicação entre os núcleos e clubes de ciências, já que há escolas distantes geograficamente, até mesmo em áreas rurais.

Projeto de extensão da UFSCar, o PFC tem apoio da empresa Gerdau e parcerias com o colégio Objetivo, que oferece vagas no seu curso pré-vestibular a egressos do Programa, e da Universidade de Sorocaba (Uniso), que concede bolsas integrais em seus cursos de graduação. Mais informações estão no site do Programa Futuro Cientista.
07/08/2015
13:00:00
14/08/2015
23:59:00
João Eduardo Justi
Não
Não
7630