Professora da UFSCar lança livro sobre ensino de música para pessoas com deficiência visual

São Carlos
Obra apresenta ferramentas pedagógicas para que o educador musical conheça mais sobre a realidade do aluno com deficiência visual
A professora e pesquisadora da licenciatura em Educação Musical da UFSCar, Shirlei Escobar Tudissaki, lança o livro “Ensino de música para pessoas com deficiência visual”, publicado pelo Selo Cultura Acadêmica, da Editora Unesp. A obra apresenta ferramentas pedagógicas para que o educador musical conheça mais sobre a realidade do aluno com deficiência visual (cegueira ou baixa visão), bem como as adaptações necessárias para o aprendizado musical, possibilitando experiências musicais significativas em sala de aula. O livro aborda também os fundamentos legais e teóricos atualizados. Seu público-alvo consiste em educadores musicais, educadores, musicoterapeutas, músicos e demais interessados no tema.

De acordo com Shirlei, a obra traz situações concretas em sala de aula por meio de uma pesquisa de campo realizada na Associação Brasileira de Assistência à Pessoa com Deficiência Visual (Laramara), especialista no ensino para pessoas com deficiência visual. “Além de trazer questões técnicas e pedagógicas voltadas para o ensino de música para esse público, o livro também busca um enfoque sobre a legislação brasileira, os aspectos biológicos da deficiência visual e o histórico da educação para pessoas com deficiência de qualquer natureza sendo, dessa forma, interessante e acessível para o público de maneira geral”, ressalta a professora.

Ainda segundo a docente, o ensino de música para deficientes visuais é um desafio, tanto por conta da carência de material pedagógico especializado quanto devido à ausência de profissionais qualificados para trabalhar com este público. “Apesar da inclusão da pessoa com deficiência ser um tema amplamente contemplado na legislação brasileira, os processos de ensino e aprendizagem musical para este público ainda são pouco estudados em pesquisas científicas da área”, lembra. Nesse sentido, a obra visa auxiliar educadores musicais no entendimento da realidade dessas pessoas e, assim, possibilitar novas atividades em sala de aula.

O livro “Ensino de música para pessoas com deficiência musical” já está disponível para compra e pode ser adquirido pelo site da Livraria Unesp ou pelo site da Livraria Clássicos.

Sobre a autora

Shirlei Escobar Tudissaki é doutoranda e mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Música do Instituto de Artes da Unesp, na área de concentração em Educação Musical. Possui Especialização em Educação Especial pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio); bacharelado em instrumento – piano pela Universidade do Sagrado Coração (USC). Atualmente é professora no curso de Licenciatura em Educação Musical da UFSCar, coordenadora e professora do setor de Educação Musical do Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos”, de Tatuí.

Atuou como docente do Programa de Pós-Graduação em Metodologia do Ensino de Música do Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão (IBPEX/UNINTER) e, durante mais de 10 anos, na Associação Amigos do Projeto Guri, onde foi responsável pela Coordenação Pedagógica dos 29 livros didáticos do Projeto. Especializou-se em coro infantil e pedagogia musical com diversos profissionais no Brasil e no exterior.
14/08/2015
13:00:00
24/08/2015
22:00:00
Adriana Arruda
Não
Não
7632