LIETEC representa UFSCar em competição internacional de inovação tecnológica

São Carlos
Laboratório obteve classificação entre mais de 30 inscritos; das 12 equipes selecionadas, sua equipe apresenta três projetos inovadores
O Laboratório de Inovação e Empreendedorismo em Tecnologia Assistiva, Esporte e Saúde (LIETEC) representa a UFSCar na Idea to Product Competition (I2P), competição de inovação tecnológica organizada na América Latina pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) com o intuito de preencher a lacuna entre a pesquisa universitária e as competições de planos de negócios e o mercado. Seu objetivo é educar e desenvolver a próxima geração de empreendedores, combinando tecnologias resultantes dos programas de pesquisas das universidades com seus mercados potenciais.

Em 2015, a competição acontece nos dias 27, 28 e 29 de agosto, na FGV, em São Paulo. Nesta edição do programa, a UFSCar obteve classificação dentre mais de 30 inscritos. Das 12 equipes selecionadas, o LIETEC apresenta três projetos. Um deles, intitulado CardioUp-Sensormed, consiste em um sistema de identificação de quedas em idosos e/ou atletas instrumentado com sensor capaz de identificar intercorrência cardíaca. Já o IPS, também classificado na competição, é um serviço de mapeamento e navegação indoor cujo principal objetivo é guiar deficientes visuais em segurança por ambientes fechados. Outro projeto que representa a UFSCar no evento internacional é o IntegraSaúde, aplicativo para tablets e smartphones equipados com Android ou iOS para obter e interpretar dados sobre pessoas em uma atividade física, principalmente nas Unidades de Saúde da Família. Este é um produto decorrente do Programa de Caminhada Orientada do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana (DEFMH).

De acordo com o professor José Marques Novo Jr, do DEFMH e também coordenador do Laboratório, os três projetos estão em fases iniciais de desenvolvimento. “A participação na competição possibilitará à equipe o acesso às orientações e análises dos investidores que irão compor as bancas de avaliação. A partir daí, os próximos passos serão acelerar o processo de desenvolvimento dessas tecnologias e providenciar o registro junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) por meio da Agência de Inovação da UFSCar”, informa.

Em 2015, defendem os projetos na I2P quatro alunos: Rodrigo Rubino, graduando do curso de Engenharia de Computação da UFSCar; Renato de Souza Lima Júnior, doutorando do curso de Bioengenharia da Universidade de São Paulo; Caio Sadao Medeiros Komino, mestrando de Bioengenharia da USP; e Vitor Uermura, membro voluntário do LIETEC. Esta é a segunda vez que o Laboratório representa a UFSCar nesta competição internacional. Em 2012, o LIETEC conquistou classificação para a final e ficou entre os seis melhores projetos da América Latina. Entre os vencedores e finalistas da I2P Latin America em anos anteriores há vários casos de sucesso, com participantes que abriram novas empresas ou licenciaram suas tecnologias.

Segundo Marques, a participação do LIETEC na I2P 2015 reforça que o laboratório segue no caminho certo. “Estamos contribuindo com a formação dos alunos de graduação e pós-graduação de várias áreas, fortalecendo a pesquisa científica sob a visão da inovação e do empreendedorismo. O LIETEC é um grupo de pesquisa formado muito recentemente e já apresenta maturidade para representar a Universidade com competência em competições renomadas como essa”, ressalta. Neste desafio, a equipe vencedora da América Latina compete em uma final global. Mais detalhes sobre a competição estão disponíveis em seu site.

Sobre o LIETEC
O Laboratório de Inovação e Empreendedorismo em Tecnologia Assistiva, Esporte e Saúde (LIETEC) da UFSCar reúne estudantes, profissionais e pesquisadores que têm como objeto de estudo e investigação científica em interface com a inovação, atuando em projetos de pesquisa que possibilitem tanto a divulgação de seus resultados em artigos científicos quanto o depósito de patentes.

As ações do LIETEC compreendem também a assessoria, consultoria e suporte técnico-científico para o desenvolvimento de projetos em inovação e empreendedorismo tecnológico, pesquisa e desenvolvimento de produtos em educação física, esportes e saúde, com ênfase em tecnologia assistiva, avaliação física, treinamento de alto rendimento e reabilitação. Mais informações podem ser obtidas no site do Laboratório.
19/08/2015
13:00:00
29/08/2015
22:00:00
Adriana Arruda
Não
Não
7653