Alunos de Escola Estadual iniciam atividades em Aciepe no Campus Lagoa do Sino

Lagoa do Sino
Objetivo é intensificar o contato da sociedade com a UFSCar e abordar a química como instrumento de formação de conhecimento
No dia 17 de agosto, a Atividade Curricular de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (Aciepe) intitulada “A Química como instrumento de formação de conhecimento”, do Campus Lagoa do Sino da UFSCar, iniciou suas atividades e reuniu 30 alunos do terceiro ano do Ensino Médio da Escola Estadual Renato Rocha Miranda, de Campina do Monte Alegre (SP), e 15 discentes do Campus dos cursos de Engenharia de Alimentos, Engenharia Ambiental e Engenharia Agronômica. O objetivo da proposta é apresentar e discutir temas envolvendo conceitos químicos fundamentais por meio de problemas propostos em laboratório e contextualizados que abordem ensino e aprendizagem de Química de forma interativa e não convencional.

De acordo com a coordenadora da Aciepe, Andreia Pereira Matos, docente do Centro de Ciências da Natureza (CCN) da UFSCar, as atividades também visam intensificar o contato da sociedade com a Universidade, contribuindo para  o cumprimento do compromisso social do Campus. “As aulas se basearão em artigos científicos e na construção de temáticas relacionadas ao dia a dia do aluno. Ao final do curso espera-se que cada estudante, individualmente ou organizado em grupos, possa apresentar uma atividade diferenciada abordando temas de Química”, explica.

As atividades do grupo são presenciais e os encontros acontecem quinzenalmente às segundas-feiras. Além de ter contato com alunos do Campus, os estudantes participantes do Ensino Médio também contam com o auxílio de docentes da UFSCar, bem como coordenadores dos cursos para o desenvolvimento de suas tarefas. O intuito é dar subsídios para que os alunos apresentem novos projetos com o passar dos meses, já que as atividades devem acontecer até dezembro de 2015. “No final do mês de novembro faremos uma Feira de Ciências na Escola Estadual Renato Rocha Miranda para que esses estudantes apresentem seus projetos desenvolvidos com a colaboração dos alunos do Campus Lagoa do Sino”, conta Andreia. Para a coordenadora, a expectativa da Aciepe é que os jovens estudantes troquem experiências e conheçam a UFSCar de maneira mais próxima. “A ideia é que eles saibam que nós estamos prontos para recebê-los em breve na Universidade”, finaliza.

Foto: Alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Renato Rocha Miranda, de Campina do Monte Alegre (SP), se reúnem com discentes do Campus Lagoa do Sino da UFSCar. (Crédito: Divulgação)
20/08/2015
10:00:00
20/11/2015
22:00:00
Adriana Arruda
Sim
Não
7659