UFSCar oferece avaliação e intervenção para melhoria das habilidades manuais em crianças com Síndrome de Down
São Carlos
O Núcleo de Estudos em Neuropediatria e Motricidade do Departamento de Fisioterapia da UFSCar oferece avaliação da destreza e controle manual de crianças com síndrome de Down, com idades entre 5 e 10 anos. A avaliação faz parte da pesquisa realizada pela aluna de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia (PPGFt) da UFSCar Cristina Camargo, sob orientação da professora Eloisa Tudella, do Departamento de Fisioterapia (DFisio) da Universidade.
Para o desenvolvimento da tese de Cristina serão analisadas a força de preensão, destreza manual e sensibilidade tátil e a estrutura das mãos das crianças Espera-se com esse estudo ampliar o conhecimento científico sobre as crianças com Síndrome de Down, fortalecer a inclusão delas na sociedade e compartilhar o conhecimento com os demais profissionais envolvidos, visando uma qualidade no tratamento/intervenção, destaca a doutoranda.
A avaliação pode ser realizada no domicilio ou na instituição ou escola que a criança frequenta, com duração total de 50 minutos. Após o exame, será realizado um programa de intervenção e tratamento, com duração de nove semanas e três sessões semanais. As intervenções são brincadeiras direcionadas para a prática das habilidades manuais da crianças, envolvendo todos os aspectos avaliados nesta pesquisa, salienta a pesquisadora.
Cristina explica que a avaliação e a intervenção podem contribuir para a compreensão e aprimoramento do controle de força e destreza dos participantes. Espera-se que após o tratamento as crianças que participaram de pelo menos 80% das intervenções tenham uma melhora de todas as habilidades avaliadas no estudo, melhorando assim seu desempenho e participação social, afirma.
Interessados em participar da avaliação e tratamento podem entrar em contato com Cristina pelo telefone (16) 98148-3538.
Para o desenvolvimento da tese de Cristina serão analisadas a força de preensão, destreza manual e sensibilidade tátil e a estrutura das mãos das crianças Espera-se com esse estudo ampliar o conhecimento científico sobre as crianças com Síndrome de Down, fortalecer a inclusão delas na sociedade e compartilhar o conhecimento com os demais profissionais envolvidos, visando uma qualidade no tratamento/intervenção, destaca a doutoranda.
A avaliação pode ser realizada no domicilio ou na instituição ou escola que a criança frequenta, com duração total de 50 minutos. Após o exame, será realizado um programa de intervenção e tratamento, com duração de nove semanas e três sessões semanais. As intervenções são brincadeiras direcionadas para a prática das habilidades manuais da crianças, envolvendo todos os aspectos avaliados nesta pesquisa, salienta a pesquisadora.
Cristina explica que a avaliação e a intervenção podem contribuir para a compreensão e aprimoramento do controle de força e destreza dos participantes. Espera-se que após o tratamento as crianças que participaram de pelo menos 80% das intervenções tenham uma melhora de todas as habilidades avaliadas no estudo, melhorando assim seu desempenho e participação social, afirma.
Interessados em participar da avaliação e tratamento podem entrar em contato com Cristina pelo telefone (16) 98148-3538.
21/08/2015
13:00:00
31/08/2015
22:00:00
Enzo Kuratomi
Não
Não
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