Pesquisadora da UFSCar analisa o ensino de Libras na Educação a Distância
Araras, São Carlos
Autora da pesquisa é a primeira pessoa surda do Estado de São Paulo a obter o título de doutorado
Analisar aspectos do ensino-aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como segunda língua por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Educação a Distância da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), especialmente a adequação desse ambiente e o processo de comunicação e interação entre docentes, tutores e alunos. Esse foi o objetivo da tese de doutorado da pesquisadora Mariana de Lima Isaac Leandro Campos, defendida no dia 27 de agosto, no Campus São Carlos da UFSCar.
Mariana é a primeira pessoa surda a defender o doutorado no Estado de São Paulo. A tese, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial (PPGEs), teve a orientação da professora Cristina Broglia Feitosa de Lacerda, do Departamento de Psicologia (DPsi).
Para o desenvolvimento da pesquisa, Mariana fez análise quantitaiva e qualitativa da percepção de três grupos sobre a experiência de ensino/aprendizagem da Libras na educação a distância, nos cursos de licenciatura em Pedagogia e em Educação Musical da Universidade Aberta do Brasil (UAB) da UFSCar. Alunos, tutores e docentes desses dois cursos responderam a questionário que abordou o perfil do entrevistado, ferramentas e procedimentos pedagógicos do AVA, ensino-aprendizagem/conteúdo da disciplina de Libras e interação.
Os alunos consideraram os vídeos (vocabulários, diálogos e entrevista) e livro da disciplina as ferramentas mais importantes para o aprendizado de Libras. Em relação aos procedimentos pedagógicos, os melhores avaliados foram os textos-leitura, atividades práticas e feedback dos tutores. Entre as sugestões de melhorias por parte desse grupo estão um maior diálogo e interação com os agentes e mais encontros presenciais. Sobre as ferramentas e procedimentos pedagógicos, foram indicadas: a falta de dicionário online e mais vídeos com vocabulário relacionado ao conteúdo da disciplina, falta de um guia introdutório de como usar a Libras de acordo com a estrutura sintática e gramatical e mais videoconferências e webconferências.
Para os tutores as sugestões de melhorias ficaram centradas em mais aulas e mais tempo para uma melhor interação e aprendizado de Libras, esclarecimento de dúvidas e feedbacks em Libras e mais encontros presenciais. Já os docentes destacaram a importância das ferramentas de interação, tais como fóruns de discussão e de dúvidas, emails e webconferência, bem como a necessidade de incentivar os alunos a participarem das webconferências.
Em comum, alunos, tutores e docentes avaliaram que vídeo-aulas e livro da disciplina são as ferramentas mais importantes para o ensino e aprendizagem de Libras. Fóruns e e-mails foram consideradas boas ferramentas de interação e a importância da promoção de encontros presenciais.
Defesa
Mariana obteve o título de doutora em Educação Especial com a tese O processo de ensino-aprendizagem de Libras por meio do Moodle da UAB-UFSCar, defendida no dia 27 de agosto, no Campus São Carlos da UFSCar. A defesa aconteceu em Libras, que é a primeira língua da professora, com a presença de intérpretes de Libras e de Português. Compuseram a banca a orientadora Cristina Lacerda, Marianne Rossi Stumpf, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que também é surda, Ana Cláudia Balieiro Lodi, docente da USP Ribeirão Preto, Cláudia Raimundo Reyes, do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP) da UFSCar, e Isamara Alves Carvalho, do Departamento de Artes e Comunicação (DAC), também da UFSCar.
Na sessão de defesa, Mariana destacou a importância política e do ensino da Libras na universidade. "É necessário valorizar a pessoa surda, valorizar a língua, que não deve ser vista como algo supérfluo ou apenas como uma ferramenta", afirmou. Cristina, orientadora do trabalho, elogiou a dedicação e os resultados alcançados pela agora doutora. "Mariana é uma referência para a Universidade e também para fora da Universidade".
Mariana, docente do Departamento de Psicologia da UFSCar, atua como professora de Libras nos cursos Tradução e Interpretação de Língua de Sinais/Língua Portuguesa (TILSP), Educação Especial e demais licenciaturas da UFSCar, e é atual vice-coordenadora do curso TILSP.
Legenda: Mariana durante a defesa da tese. Crédito: Heber Macedo
Mariana é a primeira pessoa surda a defender o doutorado no Estado de São Paulo. A tese, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial (PPGEs), teve a orientação da professora Cristina Broglia Feitosa de Lacerda, do Departamento de Psicologia (DPsi).
Para o desenvolvimento da pesquisa, Mariana fez análise quantitaiva e qualitativa da percepção de três grupos sobre a experiência de ensino/aprendizagem da Libras na educação a distância, nos cursos de licenciatura em Pedagogia e em Educação Musical da Universidade Aberta do Brasil (UAB) da UFSCar. Alunos, tutores e docentes desses dois cursos responderam a questionário que abordou o perfil do entrevistado, ferramentas e procedimentos pedagógicos do AVA, ensino-aprendizagem/conteúdo da disciplina de Libras e interação.
Os alunos consideraram os vídeos (vocabulários, diálogos e entrevista) e livro da disciplina as ferramentas mais importantes para o aprendizado de Libras. Em relação aos procedimentos pedagógicos, os melhores avaliados foram os textos-leitura, atividades práticas e feedback dos tutores. Entre as sugestões de melhorias por parte desse grupo estão um maior diálogo e interação com os agentes e mais encontros presenciais. Sobre as ferramentas e procedimentos pedagógicos, foram indicadas: a falta de dicionário online e mais vídeos com vocabulário relacionado ao conteúdo da disciplina, falta de um guia introdutório de como usar a Libras de acordo com a estrutura sintática e gramatical e mais videoconferências e webconferências.
Para os tutores as sugestões de melhorias ficaram centradas em mais aulas e mais tempo para uma melhor interação e aprendizado de Libras, esclarecimento de dúvidas e feedbacks em Libras e mais encontros presenciais. Já os docentes destacaram a importância das ferramentas de interação, tais como fóruns de discussão e de dúvidas, emails e webconferência, bem como a necessidade de incentivar os alunos a participarem das webconferências.
Em comum, alunos, tutores e docentes avaliaram que vídeo-aulas e livro da disciplina são as ferramentas mais importantes para o ensino e aprendizagem de Libras. Fóruns e e-mails foram consideradas boas ferramentas de interação e a importância da promoção de encontros presenciais.
Defesa
Mariana obteve o título de doutora em Educação Especial com a tese O processo de ensino-aprendizagem de Libras por meio do Moodle da UAB-UFSCar, defendida no dia 27 de agosto, no Campus São Carlos da UFSCar. A defesa aconteceu em Libras, que é a primeira língua da professora, com a presença de intérpretes de Libras e de Português. Compuseram a banca a orientadora Cristina Lacerda, Marianne Rossi Stumpf, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que também é surda, Ana Cláudia Balieiro Lodi, docente da USP Ribeirão Preto, Cláudia Raimundo Reyes, do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP) da UFSCar, e Isamara Alves Carvalho, do Departamento de Artes e Comunicação (DAC), também da UFSCar.
Na sessão de defesa, Mariana destacou a importância política e do ensino da Libras na universidade. "É necessário valorizar a pessoa surda, valorizar a língua, que não deve ser vista como algo supérfluo ou apenas como uma ferramenta", afirmou. Cristina, orientadora do trabalho, elogiou a dedicação e os resultados alcançados pela agora doutora. "Mariana é uma referência para a Universidade e também para fora da Universidade".
Mariana, docente do Departamento de Psicologia da UFSCar, atua como professora de Libras nos cursos Tradução e Interpretação de Língua de Sinais/Língua Portuguesa (TILSP), Educação Especial e demais licenciaturas da UFSCar, e é atual vice-coordenadora do curso TILSP.
Legenda: Mariana durante a defesa da tese. Crédito: Heber Macedo
28/08/2015
11:32:00
08/09/2015
22:00:00
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