Departamento de Gerontologia da UFSCar firma parceria com instituto da Universidade de Oxford

São Carlos
Trabalho em conjunto terá como resultado o lançamento de um livro com reflexões e pesquisas sobre o envelhecimento numa perspectiva global
O Departamento de Gerontologia da UFSCar firmou parceria com o Instituto de Envelhecimento Populacional (OIPA) da Universidade de Oxford, situada na Inglaterra. Como fruto desta cooperação, instituída entre o vice-coordenador do Núcleo de Pesquisa Aplicada em Gerontologia e Envelhecimento (NUPAGE), João Paulo Ferreira, que é também aluno de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFSCar, e o co-diretor do OIPA, George Leeson, a UFSCar e a Universidade de Oxford pretendem produzir um livro na área de Gerontologia. De acordo com João Paulo, a obra inédita deve incorporar reflexões e pesquisas sobre o envelhecimento numa perspectiva global. “Haverá a colaboração de pesquisadores nacionais e internacionais, que abordarão outros temas sobre envelhecimento com foco para a consulta”, especifica.

O livro será produzido no âmbito do projeto “Consulta em Gerontologia”, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e coordenado pela professora Vivian Melhado, docente do Departamento de Gerontologia da UFSCar, e por João Paulo. O aluno explica que todo o trabalho de campo para a produção da obra está sendo executado no Brasil. “A parceria com o OIPA é recente e inédita no País. Esse Instituto tem se dedicado fortemente a estudar o envelhecimento populacional com grupos de pesquisa na América Latina, África, Ásia e também na Europa”, ressalta.

Com esta parceria, João Paulo afirma que o grupo de pesquisa pretende reunir mais pesquisadores nacionais e internacionais no projeto e que tenham notável trabalho nas temáticas a serem discutidas no livro, sendo elas envelhecimento populacional brasileiro, demografia, geração, desigualdade, vulnerabilidade e políticas públicas. “Como se trata de um projeto grande e de referência no contexto brasileiro, especialmente para a profissionalização da Gerontologia, esperamos manter a aproximação e aumentar as parcerias com o OIPA e com outros centros de pesquisa no intuito de fomentar a discussão e o reflexo da formação desta área no Brasil”, explicita.

Na opinião do aluno, colaborações firmadas com universidades internacionais de renome são proveitosas e têm sido marca dos estudos e pesquisas ligados especificamente ao Departamento de Gerontologia. “Como primeiro Departamento na área do País, nosso grupo de pesquisa tem orgulho de fazer parte da comunidade da UFSCar e de estabelecer essa cooperação acadêmica. As parcerias são consequências claras de um trabalho bem feito e, sobretudo, feito com seriedade e ética”, afirma.

Para João Paulo, o trabalho em conjunto com a Universidade de Oxford será importante na internacionalização de estudos em desenvolvimento e, sobretudo, na construção de pesquisa que beneficiará a prática profissional do bacharel em Gerontologia, com vistas a criar um modelo de atendimento que poderá ser utilizado em serviços diversos, indo desde a rede pública até a rede privada de saúde. “Ficamos muito orgulhosos e satisfeitos com esta parceria e com a produção do livro que, certamente, será muito profícuo para o debate sobre envelhecimento populacional no Brasil, para a internacionalização da pesquisa e ciência e, sobretudo, para a Gerontologia na UFSCar”, enfatiza.

A obra, ainda sem nome definido, não possui previsão de lançamento. “Pretendemos comercializá-la nas versões impressa e online e isso deverá ser acordado com a editora futuramente”, finaliza João Paulo.

Sobre o projeto “Consulta em Gerontologia”

O projeto “Consulta em Gerontologia” possui financiamento do CNPq e objetiva construir um modelo de atendimento que dê base para a atuação profissional de acordo com as diretrizes e normas da Gerontologia no Brasil, bem como das demandas multi situadas dos idosos e pessoas envelhescentes – que possuem de 45 a 65 anos. É coordenado pela professora Vivian Melhado, docente do Departamento de Gerontologia da UFSCar, e por João Paulo Ferreira, aluno de mestrado em Sociologia da UFSCar. Possui uma bolsa na modalidade iniciação científica (IC) e o aluno contemplado é Márcio Rogério Bertuga, graduando em Gerontologia pela UFSCar e tutor de especialização em Gestão em Saúde da Escola Paulista de Medicina (Unifesp).
15/09/2015
13:00:00
26/09/2015
0:01:00
Adriana Arruda
Não
Não
7745