Condutores jovens e segurança viária são temas de palestra que ocorre na UFSCar

São Carlos
Entre os dias 18 e 25 de setembro ocorre no Brasil a Semana Nacional do Trânsito, promovida pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Tendo como foco a mudança de comportamento como ação primordial para a redução de acidentes, nesse ano o tema da Semana será “Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011/2020: Seja você a mudança”. Em referência a essa semana, no dia 21 de setembro acontece na UFSCar a palestra internacional "Os condutores jovens e a segurança viária", que será ministrada pelas professoras Anabela Simões, da Universidade Técnica de Lisboa, em Portugal, e Patricia Delhomme, do Instituto Francês de Ciência e Tecnologia dos Transportes.

As professoras convidadas para a palestra, ambas com vasta experiência em segurança viária, não só no âmbito acadêmico como também em projetos e estudos da União Europeia, abordarão o grave problema da acidentalidade viária, no mundo e no Brasil. As docentes apresentarão experiências de como a União Europeia tem enfrentado e obtido sucesso nos programas de redução da morbimortalidade do trânsito em vários países europeus, que chegaram a reduzir em até 50% da mortalidade nos últimos anos, e que podem servir de motivação para a melhoria da segurança viária brasileira, considerada como de graves proporções.

Segundo o professor Archimedes Raia, docente do Departamento de Engenharia Civil (DECiv) da UFSCar, o acidente de trânsito é a modalidade de violência que mais mata no Brasil, perdendo somente para os homicídios. Especificamente quanto aos jovens, apenas entre os anos de 1980 e 2012 a taxa de mortalidade no trânsito cresceu 32%. Entre 30 e 40 mortes por grupo de 100 mil habitantes são de jovens que perderam a vida no trânsito. “Os jovens, em geral, são muito impetuosos e acreditam que o risco no trânsito só envolve os outros. Dessa forma, são absolutamente imprudentes e não acreditam que o binômio álcool e bebida não combina”, comenta Archimedes.

A palestra será apresentada em Português e Inglês, com tradução simultânea. Alunos de graduação, pós-graduação, docentes, além de demais interessados nas questões dos problemas associados ao trânsito brasileiro e o comportamento dos condutores jovens, podem participar do evento sem a necessidade de realizar inscrição previamente. A atividade, que é gratuita, ocorre às 14 horas, no auditório 3 da Biblioteca Comunitária (BCo) da UFSCar, localizado na área Norte do Campus São Carlos da Universidade.

A palestra é promovida pela Comissão Permanente de Segurança de Trânsito, em conjunto com o Núcleo de Estudos em Trânsito, Transporte e Logística (NesTTraL), o DECiv e o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana (PPGEU), todos ligados à UFSCar. Mais informações pelo telefone (16) 3351-9661.
16/09/2015
13:00:00
22/09/2015
0:01:00
Eduardo Sotto Mayor
Não
Não
7748