Docentes do Campus Lagoa do Sino se reúnem com representantes de empresa para possível parceria em pesquisa e desenvolvimento

Lagoa do Sino
No dia 6 de outubro, docentes do Campus Lagoa do Sino da UFSCar se reuniram com representantes da empresa Koppert Biological Systems com o intuito de estabelecer uma possível parceria de pesquisa e desenvolvimento (P&D) entre a Universidade e a empresa. Como as atividades da Koppert se complementam com os objetivos do Campus de buscar uma agricultura sustentável, o objetivo da reunião foi unir forças para estabelecer táticas de manejo integrado de pragas e doenças na região.

Estiveram presentes os professores Rodrigo Neves Marques, Waldir Cintra de Jesus Junior e Daniel Baron, do Centro de Ciências da Natureza (CCN) da UFSCar; e Sandra Regina Magro, coordenadora de pesquisa e desenvolvimento da área de agentes macrobiológicos, e Rafael Costa Santos Rocha, coordenador de pesquisa e desenvolvimento da área de agentes microbiológicos, ambos da Koppert.

De acordo com o professor Rodrigo, a parceria pode trazer benefícios mútuos. “Caso seja concretizada, esta união possibilitará a implantação de táticas de controle de pragas e doenças utilizando agentes de controle biológico, bem como a possibilidade de integração de estratégias de controle em busca do Manejo Integrado de Pragas e Doenças de plantas cultivadas. Também pode auxiliar na obtenção de tecnologias de ponta na área de controle de pragas e doenças e no atendimento ao plano pedagógico do curso em busca por táticas de controle alternativas e sustentáveis”, ressalta. Além disso, o estabelecimento de uma parceria universidade-empresa pode facilitar o acesso de novas tecnologias aos produtores.

Essa possível parceria também vai de encontro com os objetivos do Programa de Extensão “Clínica Fitossanitária para o apoio à identificação e diagnose dos principais problemas bióticos e abióticos agrícolas da comunidade territorial Lagoa do Sino”, coordenado pelo professor Waldir e implantado recentemente no Campus.

Segundo Rodrigo, este é o segundo encontro realizado com a empresa, que aconteceu no próprio Campus Lagoa do Sino. A primeira reunião aconteceu em Piracicaba (SP), na sede da empresa, no mês de setembro. “Nossos próximos passos agora são determinar os protocolos de pesquisa, implementar as áreas experimentais e obter materiais e utensílios para execução dos trabalhos”, prevê o docente.

Sobre a Koppert

Fundada em 1967, a Koppert Biological Systems objetiva contribuir para a saúde das pessoas e do planeta em parceria com a natureza. Junto aos seus clientes, a empresa visa tornar a agricultura mais saudável, segura e produtiva e, para isso, fornecece ao mercado um sistema integrado de soluções naturais visando o Manejo Integrado de pragas e doenças (MIP) em sistemas de produção agrícola. Seu intuito é utilizar o conhecimento adquirido em décadas de pesquisa para desenvolver métodos e aplicações de alto valor agregado. Os produtos da Koppert são utilizados em mais de 90 países na atualidade. Mais informações sobre a empresa podem ser encontradas em www.koppert.com.br.

Foto: Docentes do Campus Lagoa do Sino e representantes da empresa Koppert Biological Systems se reúnem em busca de parceria em P&D. Crédito: Tiago Santi
15/10/2015
11:40:00
30/10/2015
0:01:00
Adriana Arruda
Sim
Não
7858