UFSCar promove Lagoa do Sino de Porteiras Abertas

Lagoa do Sino
Nos dias 28 e 29 de outubro a comunidade acadêmica do Campus Lagoa do Sino da UFSCar realiza a segunda edição do Lagoa do Sino de Porteiras Abertas, evento realizado com o intuito de receber estudantes do Ensino Médio de Buri (SP) e cidades em seu entorno para que conheçam os cursos e a Universidade, localizada na antiga fazenda Lagoa do Sino. O evento é promovido logo após a II Jornada Acadêmica, que acontece nos dias 26 e 27 de outubro. “Nós aproveitamos este evento acadêmico e mobilizamos a comunidade para preparar o Porteiras Abertas, que é aberto ao público”, explica o professor Gustavo Fonseca de Almeida, assessor para articulação institucional do Campus Lagoa do Sino.

De acordo com a professora Andreia Pereira Matos, docente do Centro de Ciências da Natureza (CCN) e organizadora do evento, o Lagoa do Sino de Porteiras Abertas faz parte da proposta inovadora dos projetos pedagógicos do Campus, que buscam ensinar conhecimentos teóricos aos estudantes a partir da realização prática de atividades de seu cotidiano, da Universidade e da Fazenda. “Queremos mostrar para toda a comunidade as oportunidades oferecidas pelo Campus para que, em anos futuros, os alunos da região possam optar por um dos cinco cursos de graduação – Engenharia Ambiental, Engenharia Agronômica, Engenharia de Alimentos, Biologia da Conservação e Administração – que iremos oferecer a partir de 2016”, ressalta.

Andreia explica que, ao longo dos dias, os alunos das escolas da região serão recebidos pelos coordenadores dos cursos. “Em cada sala haverá discentes e docentes falando sobre seus respectivos cursos. Além disso, os laboratórios de Física, Química e Biologia estarão abertos para a realização de atividades. Para as escolas interessadas, haverá a realização da trilha ecológica orientada por docentes e estudantes do curso de Engenharia Ambiental, durante a qual os participantes poderão conhecer as belezas da fazenda e realizar observações de pássaros e pequenos mamíferos”, afirma. A docente lembra ainda que a trilha ecológica deverá ser agendada com antecedência.

Esta é a segunda edição do Lagoa do Sino de Porteiras Abertas. Em 2014, o Campus recebeu aproximadamente 600 alunos de escolas públicas e particulares das cidades de Angatuba, Buri, Campina do Monte Alegre, Capão Bonito, Itapetininga, Itapeva e Paranapanema. “A expectativa é que mais escolas das cidades da região participem este ano”, comenta Andreia. Visitas no Lagoa do Sino de Porteiras Abertas podem ser agendadas pelo email lsporteirasabertas@outlook.com ou pelo telefone (15) 3256-9009.
19/10/2015
9:33:00
30/10/2015
22:00:00
Adriana Arruda
Sim
Não
7871