Artigo produzido no Campus Araras é finalista de prêmio internacional

Araras
Pesquisa feita por professores está entre os dez artigos escolhidos
Todos os meses a Atlas Advisory Board faz uma seleção de dez artigos para a escolha do vencedor do Prêmio Atlas, da Elsevier. Os artigos são escolhidos pela empresa, líder em soluções para a informação, em todas as revistas sobre o assunto com base em seu potencial de impacto social. 

Entre os finalistas de outubro está o artigo "Chitosan-Montmorillonite microspheres: A sustainable fertilizer delivery system" (Microesferas de quitosana-montmorilonita: um sistema sustentável de liberação de fertilizantes), dos professores do Programa de Pós-Graduação em Agricultura e Ambiente (PPGAA), do Campus Araras da UFSCar, Bruna Rodrigues dos Santos, Fabiana Britti Bacalhau, Tamires dos Santos Pereira, Claudinei Fonseca Souza e Roselena Faez. O artigo foi publicado na Carbohydrate Polymers.

O artigo trata do uso de fertilizantes de liberação controlada como ferramentas eficientes que podem aumentar a sustentabilidade das práticas agrícolas. Para isso, os pesquisadores partiram da preparação de microsferas contendo potássio baseados em quitosano e argila de montmorilonita e a libertação in situ no solo.

De acordo com uma das autoras, Roselena Faez, o trabalho vem sendo desenvolvido em parceria com o curso de Agronomia. "Enquanto nós, da Química, trabalhamos para produzir um material e compreendê-lo de forma química, há também a parte prática, em que são realizados ensaios em solo". Um dos resultados positivos do trabalho foi a diminuição de gastos quando o fertiliberador é usado. "Esses foram os primeiros testes e os grupos estão trabalhando para aprimorar o material no laboratório, os testes em solo e a aplicação em diferentes culturas", explica.

"Este foi o primeiro artigo publicado de uma nova linha de pesquisa que iniciamos no CCA e, por isso, estamos muito felizes por ter sido apontado como um artigo de destaque", afirma Roselena. "Alia a pesquisa básica e aplicada, podendo contribuir com o agricultor, alcançando, então, o foco principal que é a comunidade".
27/10/2015
9:55:00
08/11/2015
0:01:00
Carolina Carettin
Não
Não
Visitante
Legenda teste
7917